Horch
No final do Século 19 já havia muitos fabricantes de automóveis na Alemanha. Um deles era a empresa August Horch & Cie., fundada em 14 de novembro de 1899, na cidade de Colônia. August Horch foi um dos pioneiros da engenharia automotiva. Antes de abrir seu próprio negócio, sua experiência profissional incluiu três anos como encarregado da produção na Carl Benz, em Mannheim. Em 1904, August Horch mudou sua empresa para Zwickau e a transformou numa sociedade limitada. Todavia, August Horch deixou a companhia que havia fundado já em 1909. A partir de então, suas atividades passaram a estar ligadas ao nome “Audi”.
Audi
A empresa aberta por August Horch em Zwickau em 16 de julho de 1909 não podia levar o nome do fundador devido à competição. Um novo nome para a empresa foi criado com tradução do sobrenome Horch, que em alemão significa “hark!” ou, em latim, “ouça!”. Assim, a segunda firma fundada por August Horch iniciou suas atividades com o nome de Audi Automobilwerke GmbH, Zwickau, em 25 de abril de 1910.
Wanderer
Em 1885, dois mecânicos, Johann Baptist Winklhofer e Richard Adolf Jaenicke, abriram uma oficina de consertos de bicicletas em Chemnitz. Pouco depois, eles começaram a fabricar suas próprias bicicletas, pois a demanda era muito alta na época.
Elas eram vendidas sob a marca Wanderer e, em 1896, a empresa passou a operar com o nome Wanderer Fahrradwerke AG. A Wanderer construiu sua primeira motocicleta em 1902. A ideia de ingressar no ramo de produção de carros foi finalmente colocada em prática em 1913.
Um pequeno carro de dois lugares, chamado de “Puppchen”, foi o produto que deu origem à tradição de produção de automóveis da Wanderer, que duraria muitas décadas.