modelos10 de junho de 2025

Audi inicia entrega aos clientes da série especial e limitada do RS 6 Avant GT

Audi inicia entrega aos clientes da série especial e limitada do RS 6 Avant GT

São Paulo, 10 de junho de 2025 – A Audi do Brasil anuncia o início das entregas do RS 6 Avant GT no País, cerca de dois meses após o lançamento da série especial do superesportivo por aqui. No total, foram produzidas globalmente 660 unidades do modelo, das quais 10 unidades vieram ao mercado brasileiro, ao preço unitário de R$ 1.999.990,00. Fruto de um projeto ambicioso de um grupo de jovens profissionais da marca das quatro argolas sob a supervisão da Audi Design, o modelo conta com visual exclusivo, uso de fibra de carbono em diversos elementos da carroceria e o consagrado propulsor 4.0 biturbo, que oferece um desempenho impressionante: aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e velocidade máxima de  305 km/h (limitada eletronicamente).

 

“Nós sabíamos que o modelo teria uma excelente recepção do público e, logo, a disputa por uma unidade do novo RS 6 Avant GT seria acirrada. Estamos muito orgulhosos em trazer esse carro tão especial que certamente fará acelerar o coração dos 10 clientes, os  quais receberão não apenas um veículo, mas um ícone que já entrou na história da marca das quatro argolas”, afirma Renato Celiberti, Head de Vendas da Audi do Brasil.

 

Estética inigualável

O novo Audi RS 6 Avant GT se destaca das outras versões esportivas da linha, como o RS 6 Avant e o RS 6 Avant Performance, graças à sua aparência ainda mais impressionante, baseada no conceito RS 6 GTO. Essa inspiração se torna evidente já na dianteira, com a ampla grade frontal singleframe e as entradas de ar em acabamento preto brilhante, formando uma peça uniforme que faz o veículo parecer ainda mais baixo e largo. Lâminas verticais e colmeia com desenho exclusivo no para-choque, assim como o capô fabricado em fibra de carbono com acabamento exclusivo, completam o visual dianteiro.

 

Na lateral, saídas de ar posicionadas atrás das exclusivas rodas de 22 polegadas reduzem a pressão do ar no arco da roda e melhoram o resfriamento do freio. Assim como o capô, os para-lamas também são feitos inteiramente de fibra de carbono, pela primeira vez na história da marca das quatro argolas. Inserções nas saias laterais e capas de espelhos retrovisores em carbono brilhante completam o perfil dessa máquina sobre rodas.

 

Na traseira, inserções na tampa do porta-malas, nomenclatura, logotipo e difusores em preto brilhante com refletor centralizado verticalmente faz o carro parecer ainda mais largo. Acima do vidro traseiro, destaque para a asa dupla inspirada no automobilismo - herança do protótipo desenvolvido pelos aprendizes. Pela primeira vez na história do RS 6 Avant, os trilhos do teto foram removidos para criar uma silhueta ainda mais plana e esportiva.

 

 A carroceria do modelo recebe uma combinação exclusiva de cores: a tonalidade externa em Arkona White é acompanhada de inserções nas tradicionais cores Audi Sport - preto, cinza e vermelho - e rodas especiais na cor branco brilhante.

 

Cockpit insano

O RS 6 Avant GT sai da linha de produção com o pacote de design RS plus como padrão. A cabine tem o preto como tonalidade predominante, realçada por diversos detalhes que trazem requinte e exclusividade ao modelo, como por exemplo as costuras aparentes em colorações complementares como vermelho e cobre, além das combinações de materiais e texturas pensadas nos mínimos detalhes para reforçar ainda mais a sofisticação a bordo, transmitindo aos ocupantes a sensação de vestirem um terno de alta costura para uma festa de gala.

 

Encaixes precisos, revestimentos nobres e a identificação "RS 6 GT" por todo o interior, como no console central, tapetes e assentos, reforçam a exclusividade do modelo. Os novos bancos tipo concha RS oferecem a combinação de couro dinâmica e costura em favo de mel com costura aparente em tonalidade cobre. Os cintos de segurança chamam a atenção com sua cor vermelho carmesim, e como destaque especial, o console central apresenta o número de série do carro limitado a 660 unidades. Há ainda o exclusivo sistema de som Bang&Olufsen Advanced 3D com tweeters motorizados no painel dianteiro e 1820W de potência.

 

Canhão sobre rodas

O novo RS 6 Avant GT é equipado com o consagrado motor 4.0 TFSI biturbo, V8, otimizado para entregar ainda mais performance. No total, o modelo desenvolve 630 cavalos de potência e 850 Nm de torque máximo - acréscimo de 30 cavalos na potência e 50 Nm no torque, respectivamente, na comparação com o modelo padrão RS 6 Avant. A potência é fornecida à tração integral permanente quattro por meio da caixa de câmbio Tiptronic padrão de oito velocidades com tempos de troca otimizados.

 

O poderoso conjunto mecânico garante ao modelo números de superesportivo de pistas de competição: a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada com primazia em apenas 3,3 segundos (0,1 segundo mais rápido que a atual RS 6 Avant Performance, que faz em 3,4 segundos). Já a aceleração de 0 a 200 km/h ocorre em apenas 11,5 segundos. A velocidade máxima padrão é de 305 km/h.

 

Assim como o RS 6 Avant Performance, o RS 6 Avant GT usa a versão mais recente do diferencial central de bloqueio. Especialmente leve e compacto, ele distribui a potência do motor para o eixo dianteiro e traseiro na proporção de 40:60. Se ocorrer deslizamento, mais torque de transmissão é aplicado automaticamente ao eixo com melhor tração - até 70% pode fluir para o eixo dianteiro e até 85% para o eixo traseiro. O diferencial central retrabalhado melhora a dinâmica de direção, garantindo maior precisão e controle nas curvas em alta velocidade.

 

Para distinguir ainda mais a edição especial de outros modelos da linha RS, o diferencial esportivo quattro no eixo traseiro foi especialmente ajustado para o RS 6 Avant GT. Os novos parâmetros focam em maior agilidade e viés traseiro no modo de direção "dinâmico". Os clientes se beneficiam de um manuseio esportivo, neutro e altamente preciso.

 

Uma taxa de mola mais alta, amortecedores triplamente ajustáveis ​​e estabilizadores mais rígidos (ficaram 30% mais rígidos na frente e 80% na traseira) garantem menor inclinação da carroceria, reforçando a segurança e diversão ao volante. O RS 6 Avant GT oferece suspensão DRC (Dynamic Ride Control).

 

Por fim, os novos pneus Continental “Sport Contact 7” de 22 polegadas (285/30 R22) e alto desempenho, com freios com discos de cerâmica de série e pinças na cor vermelha,  garantem a aderência necessária para uma condução dinâmica e esportiva em diferentes circunstâncias da via. Além disso, a distância de frenagem é até dois metros menor com os novos pneus ao frear de 100 a 0 km/h.

 

Fabricação do mais alto nível

Outro diferencial do novíssimo RS 6 Avant GT em relação ao RS 6 Avant é que ele não é totalmente montado na linha de produção da marca na cidade de Neckarsulm, na Alemanha. Após as etapas de construção da carroceria e oficina de pintura, as 660 unidades da série especial serão encaminhadas para outra linha de montagem perto dali, em Böllinger Höfe, onde os e-tron GT quattro e RS e-tron GT são fabricados em pequenos lotes de produção.

 

Essa instalação é altamente flexível e única dentro do Grupo, oferecendo as melhores condições para lapidar os últimos detalhes de montagem do Audi RS 6 Avant GT, que é realizada em sua etapa final por sete funcionários experientes em três estações de montagem configuradas especialmente para esta edição especial. Cada veículo passa um dia inteiro por lá, e todos os elementos exclusivos do modelo são instalados manualmente, incluindo o capô, para-lamas, painéis laterais, asa dupla, para-lamas dianteiros e traseiros.

 

Vale destacar que a produção em Böllinger Höfe é neutra em carbono líquido. Para atingir isso, a Audi usa eletricidade verde e calor de fontes renováveis ​​– um marco importante tanto para a marca das quatro argolas. As emissões de CO² que a Audi ainda não pode evitar por meio de fontes de energia renováveis ​​são compensadas usando créditos de carbono de projetos ambientais certificados. A empresa está, portanto, fazendo uma contribuição significativa para a meta de zerar as emissões de carbono até o ano de 2050.

 

A história do ícone

Os primeiros esboços do RS 6 Avant GT remontam ao conceito RS 6 GTO, de 2020, desenvolvido pelas mãos de doze jovens sob a supervisão de mecânicos e pintores automotivos da marca das quatro argolas, que trabalharam em conjunto por seis meses com o apoio da Audi Design.

 

Eles tiraram a maior parte de sua inspiração do lendário carro de corrida Audi 90 quattro IMSA GTO, de 1989, que conquistou diversas corridas em competições norte-americanas desde a sua estreia naquele ano. O modelo trazia uma motorização 2.2 litros, com 5 cilindros, turbo, e 720 cavalos de potência e 720 Nm de torque. O peso total era de apenas 1.206 kg.

 

O desempenho era assustador: aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,1 segundos e velocidade máxima de 310 km/h. Além disso, o veículo tinha transmissão manual de seis marchas e tração distribuída nas quatro rodas pelo sistema quattro. Com linhas marcantes e atemporais, o modelo esbanjava um amplo aerofólio traseiro e um imenso escapamento central. 

 

O resultado final do projeto demonstra o potencial dos jovens talentos e como eles podem contribuir com a fabricante, mesmo durante o processo de aprendizado.

 

Tratamento personalizado

Os dez clientes que adquiriram o exclusivo Audi RS 6 Avant GT receberam brindes especiais que eternizaram a aquisição deste já icônico veículo da marca das quatro argolas. Na entrega das chaves, cada cliente receberá uma mala especial contendo um quadro decorativo "Vin Art" baseado no chassi do modelo Audi RS 6 Avant GT; um chaveiro exclusivo da linha RS e um estojo personalizado para as chaves do veículo. Além disso, cada cliente será convidado para o espaço da Audi na Fórmula 1, em novembro, no Grande Prêmio de Interlagos.

 

Audi do Brasil

A Audi celebrou 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import.

 

Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes. Atualmente, a marca das quatro argolas se consolida como uma das mais desejadas do país, com sede administrativa na cidade de São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são atualmente produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

 

A Audi do Brasil tem uma estratégia integrada de negócios e sustentabilidade, com projetos que incorporam compromissos ambientais e sociais nos temas de eletrificação, redução das emissões de carbono, diversidade, inclusão, cultura e educação. É uma das pioneiras na agenda ESG ao incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga no território brasileiro, oferecendo carregadores elétricos em mais de 40 concessionárias e em diversos outros pontos. É um compromisso mundial da companhia de atuar para moldar a mobilidade sustentável do futuro e gerar impacto positivo à sociedade e ao meio ambiente.

 

Comunicação Audi do Brasil

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