São Paulo, 18 de novembro de 2024 – A Audi do Brasil e a Porsche do Brasil, em parceria com o Projeto Pescar, anunciam a abertura das inscrições para a nova turma de 2025 do Projeto Pescar, curso multidisciplinar de capacitação automotiva direcionado aos alunos da rede pública de ensino da cidade de São Paulo (SP) que atendam aos requisitos da pré-seleção. As aulas serão ministradas na unidade Santo Amaro da Universidade São Judas, que entrou no projeto em 2024 e oferece um ambiente universitário seguro e confortável aos estudantes. As inscrições podem ser realizadas de 15 até 23 de novembro.
O Projeto Pescar Audi & Porsche tem o apoio Institucional dos grupos de concessionários BEXP, Stuttgart, Caraigá e também do Instituto Eurobike. O conteúdo do curso é ministrado por uma educadora social da Fundação Projeto Pescar e por funcionários voluntários das marcas. O programa do curso inclui disciplinas básicas como Português, Matemática e Inglês, passando por conteúdos técnicos como Mecânica, Comunicação Empresarial, Atendimento ao Cliente, e inclusive abordando questões contemporâneas e sociais pertinentes neste momento de trabalho remoto e híbrido, como Gestão de Tempo e Aprendizagem Autônoma.
O curso terá início com uma aula inaugural no Centro de Treinamento Audi & Porsche. Na ocasião, estão previstas as presenças dos executivos das duas marcas para darem as boas-vindas aos selecionados: Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil, e Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil. Além disso, colaboradores e convidados das marcas estarão presentes para contar suas histórias profissionais e o papel da educação e construção da carreira na indústria automotiva.
“É inspirador acompanhar a evolução desses jovens a longo do curso, e as portas que são abertas a eles no mercado de trabalho ao fim das atividades. Queremos criar novas perspectivas profissionais aos jovens e o projeto vem sendo um divisor de águas na vida desses estudantes, ampliando os seus horizontes e criando novos objetivos na vida deles”, destaca Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil.
“Porsche é uma marca para aqueles que buscam realizar os seus sonhos. Neste sentido, acreditamos que a educação de qualidade tem um papel transformacional na vida das pessoas. Este programa vocacional foi desenvolvido para capacitar estes jovens a ingressarem com sucesso no mercado de trabalho, dando o primeiro passo em suas jornadas profissionais”, afirma Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil.
"A São Judas tem muito orgulho em acolher os jovens do Projeto Pescar. Essa parceria converge com a missão de capacitá-los para os desafios reais do mercado de trabalho e por isso a São Judas abre as portas mais uma vez para que se sintam acolhidos em um ambiente de aprendizado e de desenvolvimento", afirma Guilherme Daflon, diretor da São Judas.
"A parceria com a Audi e a Porsche é fundamental para o sucesso do Projeto Pescar, evidenciando o forte engajamento das empresas em proporcionar uma experiência educacional e profissional de alta qualidade para os jovens. Desde o primeiro dia de aula, ficou clara a dedicação das equipes envolvidas, que garantiram infraestrutura completa e suporte em vários aspectos, promovendo acessibilidade e um ambiente acolhedor. A inclusão da Universidade São Judas reforçou a integração entre o mundo do trabalho e o ambiente acadêmico, ampliando as perspectivas de futuro dos jovens.
Com organização e apoio contínuos, o Programa segue transformando vidas, destacando-se pelo comprometimento no atendimento e pelo impacto positivo na formação dos jovens", afirma Ézio Rezende - Superintendente de Impacto Social da Fundação Projeto Pescar.
O impacto positivo do Projeto Pescar está na transformação provocada na vida dos seus alunos. Morador do bairro da Brasilândia, na zona norte de São Paulo, João Guilherme Beltran Silva foi selecionado para a turma deste ano do Projeto Pescar e, ao longo do curso, descobriu novas perspectivas profissionais. "Antes do curso, eu só queria arrumar um emprego para ajudar minha mãe. E as aulas me deram uma luz, uma nova direção profissional. Hoje tenho novas visões para o meu futuro por causa das experiências que nos foram passadas no curso e me mostraram um mundo diferente do que eu conhecia. Estou muito agradecido por ter essa oportunidade", declara João Guilherme, que se formará em dezembro na turma de 2024.
Após o encerramento do curso, os alunos recebem apoio para encontrarem posições no mercado de trabalho e, em alguns casos, são oferecidas vagas dentro do grupos Audi e Porsche no Brasil. É o caso de Maitê Pelegrino, que frequentou as aulas em 2021 e, posteriormente, trabalhou com mecânica no Centro Técnico (CT) da Audi do Brasil, na zona sul de São Paulo. Atualmente, ela trabalha com mecânica na concessionária Audi Center Morumbi.
“Graças ao projeto, eu pude representar e fazer parte do Mulheres Audi e ganhei muito conhecimento. Hoje estou atuando como Mecânica na Audi Morumbi, cada vez mais aprofundando os meus conhecimentos da área. O projeto me lançou da Audi para o mundo, quebrando o tabu “Mulheres na Mecânica”. Na vida pessoal me tornei uma pessoa madura e sonhadora. Conquistei por meio do meu conhecimento coisas que sonhei muito, e isso é gratificante. Sinto orgulho em ter pertencido a este projeto”, afirma Maitê.
Requisitos
O curso tem a duração de 960 horas, incluindo 160 horas de Mecânica Veicular. Estão aptos a participar jovens com idade de 16 a 19 anos, com escolaridade a partir do 7º ano do Ensino Fundamental em andamento ou Ensino Médio em andamento ou completo. Para pessoas com deficiência, não há limitação de idade e escolaridade. O curso oferece gratuitamente alimentação, transporte e uniforme. O cronograma contará ainda com atividades culturais em museus e teatros, além de visitas às concessionárias e eventos específicos promovidos pelos fabricantes.
As disciplinas teóricas serão ministradas na Universidade São Judas unidade Santo Amaro, e as aulas práticas de mecânica veicular serão ministradas no Centro Técnico das marcas em São Paulo (Rua África do Sul, 349 - Santo Amaro). Inscrições no link: https://projetopescar.perseus.com.br/Servicos/ProcessoSeletivo/?RVNDQ29kaWdvPTUyMCZTRURDb2RpZ289NTEwJlBFUkNvZGlnbz0wMDAwJlBTTENvZGlnbz0yMDI1LTEx Trajetória
O Projeto Pescar dentro da Audi teve início em 2017 e, após cinco edições (2017 a 2021), capacitou 75 jovens, sendo quinze por turma, dos quais 23 estão trabalhando atualmente na rede de concessionárias da Audi do Brasil. O programa teve uma breve pausa nos anos de 2022 e 2023 para reorganização do projeto, e retornou em 2024, em parceria com a Porsche do Brasil, com mais 15 jovens e seleção com base em equidade de gênero, de modo a fomentar o acesso das mulheres ao universo automotivo, historicamente ocupado pelos homens. No total, já foram 90 alunos capacitados gratuitamente. Na edição de 2025, essa quantidade deve saltar para um total de 105 alunos.
Audi do Brasil – Engajamento com diversidade, sustentabilidade e inclusão
A Audi AG possui uma estrutura global de ESG que integra a estratégia de negócios da companhia e o posicionamento de marca. No Brasil, esse pilar envolve iniciativas de diversidade, sustentabilidade, inclusão e respeito ao meio ambiente. Além do projeto Pescar, a fabricante realiza anualmente o projeto Litro de Luz, que leva energia solar compacta a comunidades com acesso limitado à energia elétrica. Em 2024, foram beneficiadas 20 comunidades indígenas, 140 famílias e mais de 600 moradores locais com 170 soluções compactas de iluminação e energia, entre lanternas e postes solares. O local escolhido foi a região da Reserva Indígena do baixo Xingu, Mato Grosso (MT).
A Audi do Brasil também é a apoiadora do projeto arquitetônico da Fábrica de Ideias, que consistirá na construção de um complexo multiuso no Estado do Paraná dedicado a atividades de cultura, lazer, inovação e tecnologia, além de reunir empresas e startups.
Por fim, a marca das quatro argolas apoiou a CBVD (Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes) durante todo o ciclo olímpico das seleções masculina e feminina de vôlei sentado, que disputaram os Jogos Paralímpicos em Paris, França, entre os meses de agosto e setembro.
Porsche e sua parceria com a sociedade
A Porsche se considera membro e parceiro da sociedade, ciente de sua responsabilidade. Como parte de sua estratégia de sustentabilidade, a Porsche auxilia regiões e comunidades ao redor do mundo na conservação do meio ambiente, buscando oferecer boas condições de trabalho e vida. No campo da estratégia 'Parceiro da sociedade', a Porsche tem como objetivo utilizar projetos de cidadania corporativa para focar nas pessoas cujo ambiente social está diretamente ou indiretamente relacionado à empresa. Em particular, jovens ou pessoas desfavorecidas devem receber apoio estratégico e educação para capacitá-los a fazer melhorias permanentes em sua situação de vida.
No Brasil, a Porsche mantém parcerias com projetos sociais ligados às áreas de esportes, educação e bem-estar social. O projeto Pescar Audi & Porsche faz parte do programa global “Join the Porsche Ride”, uma iniciativa que oferece suporte a projetos de longo prazo que tenham como objetivo promover impacto positivo na sociedade e qualidade de vida. Como parte da iniciativa, o Porsche Taycan viaja pelo mundo promovendo as etapas do programa.
Universidade São Judas
A São Judas tem como um de seus pilares fundamentais a “Diversidade e Inclusão”, um valor que está profundamente alinhado com sua missão de transformar o país por meio da educação. É justamente por esse compromisso que os projetos sociais são sempre bem-vindos na instituição, pois promovem oportunidades e ampliam horizontes para pessoas de diferentes realidades. Assim, a São Judas não apenas acolhe, mas também incentiva o crescimento e a troca de conhecimentos entre seus alunos, ajudando a formar profissionais conscientes, socialmente responsáveis e preparados para contribuir de forma significativa com a sociedade.
Audi do Brasil
A Audi celebra 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import.
Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes. Atualmente, a marca das quatro argolas se consolida como uma das mais desejadas do país, com sede administrativa na cidade de São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são atualmente produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.
A Audi do Brasil tem uma estratégia integrada de negócios e sustentabilidade, com projetos que incorporam compromissos ambientais e sociais nos temas de eletrificação, redução das emissões de carbono, diversidade, inclusão, cultura e educação. É uma das pioneiras na agenda ESG ao incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga no território brasileiro, oferecendo carregadores elétricos em mais de 40 concessionárias e em diversos outros pontos. É um compromisso mundial da companhia de atuar para moldar a mobilidade sustentável do futuro e gerar impacto positivo à sociedade e ao meio ambiente.
Comunicação Audi do Brasil www.audi-imprensa.com.br