São Paulo, 28 de setembro de 2023 – A Audi do Brasil, a ONG Litro de Luz e a Audi Environmental Foundation, braço filantrópico da AUDI AG que apoia projetos inovadores em prol do meio ambiente, se uniram para continuidade de um dos projetos ambientais e sociais com gigante impacto na vida dos moradores de comunidades indígenas e locais do litoral sul de São Paulo. Entre os dias 07 e 09 de setembro, cerca de 40 voluntários da Audi do Brasil e da ONG Litro de Luz realizaram a instalação e montagem, junto com os comunitários, de 180 equipamentos de iluminação, entre lampiões e postes de energia solar, para comunidades sem acesso à luz elétrica permanente situadas nas cidades de Cananeia e Ilha do Cardoso. No total, estima-se que 147 famílias de 12 comunidades distintas sejam beneficiadas ao fim das instalações. A instalação e entrega completa dos equipamentos ocorrerá até o final desta semana.
"Esta foi a segunda ação que fizemos e repetiu a dose de emoção do último ano. Esta ação de ESG focada em Eletrificação, dentro do nosso pilar Ambiental, nos mostrou que além das dificuldades logísticas que os comunitários possuem para os deslocamentos de suas residências há ainda a cultura local mostrando que as diferenças entre os povos comunitários são mínimas e a necessidade de luz impera em todas as ocasiões. Vivenciamos essa dificuldade ao deixar a comunidade indígena Pakurity sem luz para seguir uma trilha de quase dois quilômetros durante a noite do primeiro dia. A falta de um recurso básico dentro de um dos estados mais importantes do País prova que ainda temos muito para evoluir como sociedade", descreve Antonio Calcagnotto, responsável pela área de assuntos institucionais e sustentabilidade da Audi do Brasil.
“A Audi AG preza por sustentabilidade e inclusão social e busca soluções e iniciativas que tenham as mesmas premissas em diversas partes do mundo. Esta ação é tão importante para nós que será apresentada durante o One Young World Summit, em Belfast, no início de outubro como um dos principais projetos da Audi Environmental Foundation. Como os nossos colegas do Litro de Luz costumam dizer – sempre que houver uma oportunidade, seja a luz na vida de alguém”, afirma Dr. Rüdiger Recknagel, diretor da Audi Environmental Foundation, fundada em 2009 com o objetivo de apoiar projetos inovadores em prol da proteção ao meio ambiente.
Até o momento foram montados 21 postes solares com baterias de Lítio, uma solução interna e 118 lampiões solares para as famílias das comunidades indígenas de Pakurity e Tekoa Mirim, na Ilha do Cardoso e Takuari Ty e Ma’endu’a Porã, na Cananeia, além das comunidades caiçaras de Restinga, Vila Rápida, Pontal, Itacuruçá, Cambriú e Foles, nas mesmas cidades. Na sequência serão as comunidades indígenas Porungawa Dju, Nhanderupo e Nhanderekoa vão receber o restante das soluções solares encerrando a ação da Audi com a ONG Litro de Luz este ano.
Soluções solares: Lampiões, postes e iluminação interna
Para cada comunidade são apresentadas duas soluções: o lampião e o poste solar. O lampião possui uma estrutura de PVC, com garrafa PET, uma bateria, lâmpadas de LED e um tamanho adequado que possibilita mobilidade durante as atividades noturnas, dentro e fora da casa dos comunitários e um painel solar para carregamento da bateria. Já o poste solar é montado com bateria de lítio (de alta performance e baixa manutenção) e posicionado em lugares estratégicos com grande movimentação de pessoas nas comunidades. Ambos utilizam placas solares para carregamento e, no caso dos postes, permanecem acesas por toda a noite, com o carregamento automático diurno.
A metodologia utilizada pela ONG Litro de Luz faz com que o processo de montagem seja realizado através do engajamento com as comunidades, pelos próprios moradores, desta forma, eles criam um laço e cuidam das soluções para que durem o máximo de tempo possível. Embaixadores locais são formados em cada comunidade para que o contato com a ONG seja permanente e as soluções tenham a atenção necessária durante o uso. Além da manutenção, uma das exigências da Audi Environmental Foundation, foi de que as baterias, ao perderem capacidade e possibilidade de uso, sejam devolvidas para reciclagem e o Litro de Luz trabalhará para substituição imediata.
O processo do Litro de Luz Brasil contempla ainda as fases de visitas às comunidades para engajar os residentes, treinamento de embaixadores na região para representar a organização, mapeamento dos locais para implementação das soluções de iluminação, treinamento e instalação com os residentes, pesquisa para avaliar o impacto gerado e suporte para futuras manutenções – até mesmo o processo de logística reversa das baterias está contemplado.
Ação na Amazônia
Em 2022, a Audi do Brasil, a ONG Litro de Luz e Audi Environmental Foundation levaram cerca de 140 soluções de energia, entre 30 postes solares e mais de 150 lampiões para os comunidades ribeirinhas de Nova Canaã, Nova Jerusalém e Lindo Amanhecer, na região amazônica brasileira.
Algumas dessas comunidades, localizadas na ribeira do Rio Negro, possuem gerador de energia que fornece eletricidade para as escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde local, mas que funcionam em períodos curtos do dia e de forma irregular. Com isso, necessidades básicas eram prejudicadas. No total, a ação beneficiou mais de 600 moradores.
Audi do Brasil e ações de ESG
A Audi do Brasil possui um pilar de ESG que vem crescendo ano após ano com iniciativas que promovem a diversidade, inclusão social e respeito ao meio ambiente com eletrificação e redução de carbono. Em 2022, a marca das quatro argolas espalhou 100 milhões de sementes de 27 espécies de árvores nativas em uma área desmatada na Amazônia.
A iniciativa foi realizada com o paraquedista Luigi Cani, que liberou as sementes a 6.500 pés de altura. Além das unidades distribuídas pelo ar, outras seis milhões de sementes foram entregues a uma comunidade indígena do Amazonas que precisava dos recursos.
No fim de 2021, a Audi do Brasil se tornou patrocinadora oficial das seleções brasileira masculina e feminina de voleibol para deficientes até o final dos Jogos Paraolímpicos de Paris, em 2024. Além de estampar uniformes oficiais, equipamentos e materiais publicitários da equipe, a marca das quatro argolas forneceu o utilitário de luxo Audi Q5 adaptado para o transporte dos atletas.
No Brasil, a Audi tem projetos como o uso de energia 100% limpa a partir de painéis solares no Centro Técnico (SP) e na rede de revendedores no país. A Audi do Brasil investiu ainda R$ 20 milhões na instalação de carregadores elétricos nas 42 concessionárias da marca no Brasil, compatíveis com veículos de todas as marcas.
Por fim, o projeto Mulheres Audi visa ampliar a participação e incentivar o protagonismo das mulheres no setor automotivo, historicamente ocupado pelos homens.
Comunicação Audi do Brasil