Home/ Press Release Produto/ Uma nova potência V6: o Audi RS 5 Coupé

Release - 23/06/2017

Uma nova potência V6: o Audi RS 5 Coupé

·         Motor 2.9 TFSI biturbo desenvolve 450 cv e 600 Nm

·         Design combina esportividade, elegância e versatilidade para o uso diário

·         Modelo chega ao mercado brasileiro no início de 2018

Ingolstadt, 23 de junho de 2017 – Na segunda geração do RS 5 Coupé, a Audi Sport apresenta seu primeiro modelo com o idioma de design atual da família RS. Seu novo motor biturbo 2.9 TFSI produz 450 cv e 600 Nm de torque. A transmissão quattro de série distribui a potência para as quatro rodas.

“O novo RS 5 Coupé é o gran turismo entre os modelos da linha RS. O cupê combina estética elegante com grande versatilidade para o dia a dia. O motor V6 biturbo foi desenvolvido do zero e oferece um desempenho significativamente maior, além de mais eficiência”, afirma Stephan Winkelmann, CEO da Audi Sport GmbH.

Para o RS 5 Coupé, os designers se inspiraram nos distintos detalhes do modelo de competição Audi 90 quattro IMSA GTO. Grandes entradas de ar com a grade tipo colmeia típica dos modelos RS caracterizam a dianteira do carro. A grade Singleframe é muito mais larga e plana do que no A5 comum. Ao lado dos faróis estão as entradas de ar adicionais; e painéis escurecidos diferenciam os faróis LED Matrix opcionais. Rodas de alumínio de 19 polegadas são equipamentos de série, com conjunto de aro 20 como opcional. O acabamento esportivo do veículo é detalhado pela entrada do difusor e pelo sistema de escapamento ovalado característicos da linha RS, além do spoiler montado na tampa traseira. Com 4.723 milímetros de comprimento, o novo RS 5 Coupé é 74 mm maior que o modelo anterior.

O motor 2.9 TFSI V6 biturbo oferece significativo aumento de potência e eficiência, além de seu incomparável som grave. O propulsor desenvolve 450 cv e seu torque máximo é de 600 Nm, 170 Nm a mais que o modelo anterior –  está disponível em uma faixa de giros de 1.900 rpm a 5.000 rpm. O modelo top de linha da família A5 acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, ou 280 km/h no pacote dinâmico (opcional).

Os dois turbocompressores do V6 estão posicionados centralmente dentro do V e cada um deles alimenta um único bloco de cilindros. O processo de combustão de ciclo B com injeção direta central representa um novo nível de eficiência na família RS. Em relação ao consumo de combustível, por exemplo, o modelo ficou cerca de 17% mais econômico se comparado à geração anterior. Também vantajosa no novo RS 5 Coupé é a sua drástica redução de peso. O veículo pesa 1.655 kg – 60 kg a menos do que anteriormente. Teto com estrutura de fibra de carbono visível também está disponível como opcional.

A potência do biturbo flui por meio de uma transmissão tiptronic de oito velocidades com relações esportivas, que oferece tempos de trocas otimizados, e segue até a tração integral quattro, que conta com um diferencial central autoblocante. As forças motrizes são distribuídas assimetricamente entre os eixos na proporção 40:60, garantindo assim um comportamento dinâmico ideal e os melhores níveis possíveis de segurança. A Audi Sport também oferece um diferencial esportivo traseiro opcional.

A revisada suspensão multilink de cinco braços é usada no eixo dianteiro. Na traseira, uma suspensão de cinco braços substitui a suspensão trapezoidal usada no modelo anterior. Isso aprimora as características de direção esportiva e a agilidade, além de melhorar significativamente o conforto. Com a suspensão esportiva RS, o novo RS 5 Coupé é 7 mm mais baixo que o modelo de entrada. Como alternativa, a Audi Sport também oferece a suspensão com Dynamic Ride Control (DRC), freios de cerâmica e direção dinâmica com ajuste específico RS. O motorista pode tornar sua experiência de condução ainda mais individual por meio do sistema drive select, que altera as características do veículo conforme os gostos do condutor.

Todo preto, o interior é altamente sofisticado e traz muitos equipamentos esportivos. Os bancos RS – opcionalmente disponíveis também com revestimento de couro Napa fino – e o volante esportivo multifuncional com base aplanada de couro também destacam as características de alta performance do cupê em seu interior. O volante traz o emblema RS, assim como os encostos dos bancos dianteiros e a base da alavanca do câmbio. Telas especiais RS no Audi virtual cockpit fornecem informações sobre a pressão dos pneus, o torque e a força G. Uma luz alerta o motorista a hora de trocar as marchas quando o limite de rotações é atingido. O pacote de design RS traz a cor vermelha como contraste esportivo no console central, bem como nos apoios dos braços, nos cintos de segurança e nos tapetes com o logotipo RS. O volante, a alavanca de câmbio e as o acabamento interno são revestidos com couro Alcântara. O pacote de design verde Sonoma da Audi exclusive enriquece o interior com uma costura contrastante apropriada – perfeita para a nova e exclusiva cor externa.

Uma ampla gama de opções de informações e entretenimento certamente manterá os passageiros entretidos. Opcionalmente disponível, o MMI navigation plus com MMI touch inclui o módulo de hardware Audi connect. O equipamento conecta o novo RS 5 Coupé à internet usando a tecnologia LTE. Graças ao Audi connect SIM, permanentemente instalado no carro, o pacote de dados de preço fixo para serviços de conexão, incluindo roaming na Europa, é gratuito por três anos. Os passageiros podem navegar na internet com seus dispositivos móveis por meio da opção de hotspot Wi-Fi. O Audi smartphone interface usa o Apple Car Play e o Android Auto para disponibilizar aplicativos selecionados em um menu MMI separado. A operação é fácil e intuitiva, graças ao controle de voz em linguagem coloquial, à função de pesquisa livre de texto e ao volante multifuncional. O touchpad no console central pode ser usado para dar zoom, rolar a tela e inserir caracteres. Outras tecnologias de ponta, como o head-up display e mais de 30 sistemas de assistência ao motorista aumentam a segurança, o conforto e a eficiência do modelo. A interação inteligente entre esses sistemas representa mais um passo rumo à direção autônoma.

O novo RS 5 Coupé chegará às concessionárias da Alemanha e de outros países europeus neste mês. No Brasil, o carro começa a ser vendido no início de 2018.

Aline Fernandes