Home/ Press Release Institucional/ Cooperação entre humano e robô: KLARA facilita a diversidade de versões em produção na Audi

Release - 03/08/2017

• Colaboração segura entre homem e máquina sem cercas de proteção

• Implementação rápida devido à integração como um módulo

Ingolstadt, 3 de agosto de 2017 – Um novo colega robô integra a linha de montagem dos modelos A4 e A5: pessoas e robô agora trabalham lado a lado sem cercas de proteção. Com essa cooperação humano-robô (HRC), a fábrica inteligente se aproxima da realidade na planta da Audi em Ingolstadt. “Aplicação adesiva com assistência robótica”, cuja abreviatura em alemão se denomina KLARA, oferece apoio na instalação de tetos feitos de polímeros reforçados com fibra de carbono (CRFP) no novo RS 5 Coupé. Então pela primeira vez, a Audi usa um robô HRC em sua principal fábrica para aplicação adesiva na montagem final. Robôs semelhantes já estão integrados na produção de carrocerias em Ingolstadt e Bruxelas, bem como na montagem de motores em Gyor.

Como primeiro passo, um funcionário coloca o teto de polímeros reforçados com fibra de carbono em uma mesa rotativa e o inclina. A aplicação do adesivo é acionada ao apertar e pressionar um botão. Um anel iluminado indica quando KLARA termina de aplicar precisamente o adesivo em uma extensão de mais de cinco metros. O robô então sinaliza que o teto está pronto para a instalação. O funcionário retira o teto com a ajuda de um dispositivo de manuseio e o instala no carro. O teto de CRFP é um equipamento opcional no novo RS 5 Coupé e é significativamente maior que outros tipos de teto, portanto uma pessoa não seria capaz de aplicar o adesivo de forma tão confiável e precisa quanto KLARA.

Diferentemente de robôs convencionais, KLARA não necessita de uma cerca de proteção, o que significa que os espaços de trabalho de máquina e humanos se unificam. Isso economiza um espaço considerável na linha de montagem e permite que a HRC seja integrada na linha de produção. Com cooperação humano-robô como essa, a segurança do funcionário é prioridade para a Audi. O empregado fica no controle, inicia a aplicação do adesivo e pode encerrar o processo a qualquer momento. Sensores no braço do robô reconhecem quando um humano é tocado e automaticamente para qualquer movimento em caso de perigo. KLARA também indica algum perigo com o anel iluminado: ele acende na cor vermelha se há algum problema.

Todos os componentes do equipamento são pré-montados em uma placa de base. Isso permite que KLARA seja instalado e colocado em operação em um tempo curto. A integração ocorreu sem qualquer interferência na linha de montagem existente. Uma solução alternativa para a aplicação do adesivo aos novos tetos só seria possível com muito mais esforço e despesas.

Aline Fernandes