Home/ Press Release Institucional/ Audi transforma carro em plataforma de experiência de realidade virtual na CES
Menu

Press Release Institucional

Release - 08/01/2019

Audi transforma carro em plataforma de experiência de realidade virtual na CES

·         Tecnologia combina conteúdo de realidade virtual com movimentos do veículo em tempo real

·         Desenvolvida em parceria com a Disney Games and Interactive Experiences, ação leva os passageiros do banco traseiro a uma aventura pelo espaço sideral com a experiência “Os Vingadores: Rocket’s Rescue Run

·         A startup holoride, co-fundada pela Audi, estabelecerá nova categoria de entretenimento com plataforma aberta
 

São Paulo, 8 de janeiro de 2019 – A Audi está redefinindo o entretenimento interno do carro na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas. No futuro, os passageiros do banco traseiro poderão experimentar filmes, videogames e conteúdo interativo de forma ainda mais realista com o uso de óculos de realidade virtual. A marca apresenta uma tecnologia que adapta o conteúdo virtual aos movimentos de um veículo em tempo real: se o carro virar à direita, a espaçonave na experiência faz o mesmo. Por meio de sua subsidiária, a Audi Electronics Venture GmbH, a Audi co-fundou a start-up holoride GmbH, que vai comercializar esta nova forma de entretenimento por meio de uma plataforma aberta, disponibilizada a todos os fabricantes de automóveis e desenvolvedores de conteúdo no futuro.

 

A Audi demonstrará a tecnologia futurista imersiva com "Os Vingadores: Rocket’s Rescue Run", uma experiência de realidade virtual para passageiros do banco traseiro, criada em parceria com a Disney Games and Interactive Experiences. Usando óculos de RV, o passageiro do Audi e-tron é transportado para uma representação fantástica do espaço sideral: o veículo se transforma em uma espaçonave tripulada pelos Guardiões da Galáxia, enquanto o passageiro atravessa um campo de asteróides ao lado de Rocket, personagem de “Os Vingadores: O Ultimato”, da Marvel Studio, que será lançado em maio de 2019. Cada movimento do carro é refletido na experiência em tempo real. Se o carro virar em uma esquina apertada, o jogador se curva em torno de uma outra nave espacial. Se o Audi e-tron acelera, a aeronave faz o mesmo.

Para estabelecer uma nova categoria de entretenimento no mercado, da forma mais rápida e abrangente possível, a Audi adotou uma nova abordagem: a marca co-fundou uma startup chamada holoride, na qual detém uma participação minoritária por meio de sua subsidiária Audi Electronics Venture GmbH, que desenvolveu a tecnologia. A startup usará uma plataforma aberta para permitir que montadoras e desenvolvedores de conteúdo criem e ofereçam formatos de realidade estendida adicionais. "Mentes criativas usarão nossa plataforma para criar mundos fascinantes que transformarão a jornada de A para B em uma verdadeira aventura", disse Nils Wollny, head de digital business na Audi e futuro CEO da holoride. “Só podemos desenvolver esse novo segmento de entretenimento adotando uma abordagem cooperativa e aberta para veículos, dispositivos e produtores de conteúdo”.

De jogos arcades, aventuras subaquáticas e exploração espacial à viagens educativas por cidades históricas ou corrente sanguínea humana, quase não há limites para o que é possível. A holoride fornecerá um kit de desenvolvimento de software que serve como interface para os dados do veículo e os transfere para a realidade virtual, permitindo que os programadores criem mundos que podem ser experimentados dentro do carro usando todos os sentidos.

A holoride pretende lançar a nova forma de entretenimento ao mercado nos próximos três anos com o uso de óculos de realidade virtual padrão. No longo prazo, a expansão contínua também pode transformar rotinas do trânsito parte da experiência: parar em semáforos pode trazer obstáculos inesperados a um jogo ou interromper um programa de aprendizado com um teste rápido.

A Audi e a Marvel Studios estão juntas desde o início do Universo Cinematográfico Marvel, começando com a aparição do Audi R8 em Homem de Ferro (2008). Com base nesse relacionamento de longa data, a Audi e a Disney Games and Interactive Experiences criaram juntas "Os Vingadores: Rocket's Rescue Run" para demonstrar como um passageiro do banco traseiro pode aproveitar ainda mais sua jornada usando a tecnologia mais inovadora de RV. "Audi, Marvel e Disney Games and Interactive Experiences comemoram o 10º aniversário da Marvel Studios com uma experiência de Os Vingadores que combina conteúdo de classe mundial e tecnologia inovadora", disse Mike Goslin, vice-presidente da Disney Games and Interactive Experiences. “Enquanto a demo da CES foi desenvolvida simplesmente com o espírito de exploração e experimentação, estamos constantemente avaliando tecnologias emergentes para aprimorar nossas histórias e experiências.”

Informações:

 

Departamento de Comunicação Audi do Brasil

www.audi-imprensa.com.br

 

Christian Marxen

Gerente Sênior de Comunicação

Telefone: +55-11-3041-2905

[email protected]

 

Vinícius Romero

Especialista de Comunicação

Telefone: +55-11-3041-2840

[email protected]

 

Index Conectada

www.indexconectada.com.br

 

Cibele Gandolpho

Coordenadora de Comunicação

Telefone: +55 11 3068-2000 ramal 3095

[email protected]

 

Giovanna Bozio

Atendimento de Lifestyle

Telefone: +55 11 3068-2000 ramal 3087

[email protected]

 

Bárbara Perrupato

Assistente de Comunicação

Telefone: +55 11 3041-2825

[email protected]

 

O Grupo Audi com suas marcas Audi, Ducati e Lamborghini é um dos mais bem-sucedidos fabricantes de automóveis e de motos no segmento premium. Ele está representado mundialmente em mais de 100 mercados e produz em 16 unidades distribuídas por doze países.  Subsidiárias a 100% da Audi AG são, nomeadamente, a Audi Sport GmbH (Neckarsulm), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese/Itália) e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna/Itália). Em 2016, o Grupo entregou aos clientes 1.871 milhão de automóveis da marca Audi, 3.457 carros esportivos da Lamborghini e 55.451 motos da Ducati. No exercício de 2015, o Grupo AUDI teve um volume de negócios de 58,4 bilhões de € e apresentou um resultado operacional de 4,8 bilhões de €. Atualmente cerca de 88.000 pessoas trabalham em todo o mundo para a empresa, das quais cerca de 60.000 na Alemanha. A Audi está centrada em novos produtos e tecnologias sustentáveis com vista ao futuro da mobilidade.