Home/ Press Release Institucional/ Audi do Brasil capacita microempreendedores de baixa renda no Paraná
Menu

Press Release Institucional

Release - 04/12/2017

Audi do Brasil capacita microempreendedores de baixa renda no Paraná


  • Projeto social é realizado em parceria com governo do Estado e a Associação Aliança Empreendedora

  • Ação também inclui a doação de mais de nove mil livros para 10 bibliotecas no Paraná



  • Roberto Braun, diretor de Assuntos Governamentais da Audi do Brasil: “A educação é um dos pilares da estratégia global de responsabilidade social da Audi”


São Paulo, 04 de dezembro de 2017 – A Audi do Brasil capacitou 10 ONGs atuantes nas comunidades próximas à sua fábrica, em São José dos Pinhais, no Paraná, para torná-las aptas a treinar microempreendedores em situação de vulnerabilidade social. A ação é parte do projeto social “Empreendedorismo na Comunidade” que a montadora desenvolve em parceria com o governo do Estado, dentro do programa Paraná Competitivo, e com a Aliança Empreendedora.  Além disso, 200 microempreendedores pessoa-física serão beneficiados com o trabalho.

As ONGs se inscreveram por meio de um edital e passaram por um processo seletivo. As 10 organizações escolhidas (ACAMP – Associação dos produtores rurais, artesãos e empreendedores de turismo Campina do Taquaral e Região; Amarílis;  Associação Gerações e Talentos;  Associação Lar Moisés;  Curso Imediato Ens. Fund. e Médio SC Ltda; Fundação Casa Mei; Instituição Comunitária de Crédito Blumenau – Solidariedade – ICC Blusol; Instituto a Mudança que Queremos – IAMUQUE; Instituto Transformar; e Sociedade Crescer) já possuíam programas de empreendedorismo voltados à comunidade.

“A responsabilidade corporativa está inserida no propósito da Audi globalmente, no desenvolvimento de ações em diferentes pilares. A educação é uma das prioridades, por isso investimos no projeto de capacitação de ONGs. E mais do que treinar essas organizações, criamos um modelo multiplicador, em que cada entidade participante levará a metodologia a microempreendedores atendidos, o que deverá impactar quase 300 pessoas”, ressalta Roberto Braun, diretor de assuntos governamentais da Audi do Brasil.

As organizações receberam o treinamento na metodologia própria da Aliança Empreendedora - associação que desenvolve modelos de negócios inclusivos-, discutindo temas e técnicas ligados ao universo do empreendedorismo. Além disso, houve capacitações online voltadas à estratégia corporativa e gestão. Todo o conteúdo ficará disponível online e em DVD para interessados.

Quatro das 10 ONGs capacitadas foram escolhidas ainda para receber aportes financeiros, feitos pela Audi, para viabilizar projetos com os microempreendedores atendidos por elas.

Além disso, para aumentar o alcance do Projeto, a Aliança Empreendedora também está capacitando diretamente microempreendedores que residem nas localidades da fábrica. No total, serão 80 pessoas impactadas. Voluntários da Audi participam da iniciativa, ministrando palestras e oficinas aos alunos.

Doação de livros

A ação social também inclui a doação de livros nove mil livros para 10 bibliotecas no Paraná. Como parte desta frente, a partir de 2018, voluntários farão leituras mensais e outras atividades para os frequentadores das bibliotecas, totalizando de 112 horas de oficinas.

A conclusão do “Empreendedorismo na Comunidade” está prevista para dezembro de 2017 e, no próximo ano, a ação deve ocorrer em formato semelhante. Entretanto, a Audi deve identificar novas potenciais áreas de atuação e envolver novas organizações, além de fortalecer as entidades que estiveram com a marca durante o primeiro ano de execução do projeto.

 

Informações:

 

Departamento de Comunicação Audi do Brasil

www.audi-imprensa.com.br

 

Christian Marxen

Gerente Sênior de Comunicação

Telefone: +55-11-3041-2905

[email protected]

 

Charles Marzanasco

Supervisor de Imprensa Produto

Telefone: +55 11 3041-2840

[email protected]

 

Imagem Corporativa

www.imagemcorporativa.com.br

 

Paula Janer

Coordenadora de Comunicação

Telefone: +55 11 3526-4572

[email protected]

 

Estefânia Basso

Analista sênior de Comunicação

Telefone: +55 11 3526-4521

[email protected]

 

Thais Villaça

Analista sênior de Comunicação

Telefone: +55 11 3041-2888

[email protected]

 

Bruna Almeida

Assistente de Comunicação

Telefone: +55 11 3041-2825

[email protected]

 

O Grupo Audi com suas marcas Audi, Ducati e Lamborghini é um dos mais bem-sucedidos fabricantes de automóveis e de motos no segmento premium. Ele está representado mundialmente em mais de 100 mercados e produz em 16 unidades distribuídas por doze países.  Subsidiárias a 100% da Audi AG são, nomeadamente, a Audi Sport GmbH (Neckarsulm), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese/Itália) e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna/Itália). Em 2016, o Grupo entregou aos clientes 1.871 milhão de automóveis da marca Audi, 3.457 carros esportivos da Lamborghini e 55.451 motos da Ducati. No exercício de 2015, o Grupo AUDI teve um volume de negócios de 58,4 bilhões de € e apresentou um resultado operacional de 4,8 bilhões de €. Atualmente cerca de 88.000 pessoas trabalham em todo o mundo para a empresa, das quais cerca de 60.000 na Alemanha. A Audi está centrada em novos produtos e tecnologias sustentáveis com vista ao futuro da mobilidade.