Home/ Salão do Automóvel 2016/ Esportivo Audi S3 Sedan marca presença no Salão de São Paulo
Salão do Automóvel 2016

8 de novembro de 2016

Esportivo Audi S3 Sedan marca presença no Salão de São Paulo

  • Modelo traz sob o capô o motor 2.0 TFSI de 280 cv
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos
  • Detalhes no acabamento deixam o sedã com visual mais agressivo

 

São Paulo, 8 de novembro de 2016 – Versão esportiva do A3 Sedan, o S3 Sedan marca presença no estande da Audi durante o Salão do Automóvel de São Paulo, entre os dias 10 e 20 de novembro. Com motor 2.0 TFSI de 280 cv, câmbio S tronic de seis velocidades e dupla embreagem e tração integral permanente quattro, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos e alcança velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h.

O sedã é identificado pelo visual exclusivo dos modelos S, a linha esportiva da Audi. Detalhes especiais no exterior e acabamento diferenciado na área interna dão ao carro uma personalidade própria, que reforçam o temperamento que o modelo demonstra na pista. O novo modelo é muito fácil de ser identificado por dentro e por fora quando comparado ao A3 Sedan original. Além das características mais esportivas, há oito logos “S3” que se destacam pelo exterior e interior do veículo: na grade frontal, na tampa traseira, na soleira das portas dianteiras, no volante, no conta-giros e nos assentos dianteiros.

Tecnologia exclusiva: duplo sistema de injeção

O coração do S3 Sedan é o 2.0 Turbo FSI, que desenvolve 280 cv de potência entre 5.500 e 6.200 rpm e 380 Nm de torque entre 1.800 e 5.000 giros. Esse motor tem como particularidade uma tecnologia desenvolvida pioneiramente pela Audi, o duplo sistema de injeção – direta e indireta. Sob solicitação parcial, a injeção indireta melhora a queima do combustível e reduz o consumo e as emissões de partículas. Já a eficiente injeção de combustível direta FSI entra em ação na partida e em situações de alta demanda do motor.

Vários quilos mais leve que sua geração anterior, o 2.0 TFSI que equipa o S3 Sedan conta também com Audi valvelift system, que varia a elevação das válvulas para otimizar a quantidade de combustível na câmara de combustão, coletor de exaustão integrado ao cabeçote, dois eixos de comando de válvulas ajustáveis, gerenciamento térmico inovador com válvula rotativa, bomba de óleo regulável, atrito interno reduzido e cárter com paredes estreitas.

O desempenho não prejudica o conforto: dois eixos de balanceamento garantem máxima suavidade. Pistões de alumínio especial e bielas de alta resistência com novas bronzinas transmitem as forças para o virabrequim. O turbocompressor aperfeiçoado aumenta ainda mais o desempenho, desenvolvendo até 1,2 atmosferas de pressão e podendo suportar temperaturas de escapamento de até 1.000o C. O intercooler reduz drasticamente a temperatura do ar comprimido, aumentando assim a massa de ar disponível para a combustão, e a válvula de descarga dos excessos de pressão (wastegate) é rápida e precisa.

Uma das características do motor 2.0 é sua sonoridade, que intensifica a experiência ao volante do carro. Quando o S3 Sedan é conduzido de forma esportiva, o motor responde com mais agilidade ao comando do acelerador, promovendo automaticamente breves aceleradas durante as trocas de marchas, que permitem criar um efeito sonoro diferenciado e esportivo. Além disso, os flaps, que controlam o som no sistema de escapamento, abrem em alta rotação e amplificam ainda mais o nível de ruído no interior do veículo, passando a sensação de esportividade extrema.

Trocas instantâneas: o câmbio S tronic de seis marchas

O S3 Sedan traz de série o sistema Audi drive select, que controla o funcionamento do acelerador, da direção assistida e do câmbio S tronic. O motorista pode optar entre os modos comfort, auto, dynamic, efficiency e individual ao toque de um botão. O modo individual permite ao motorista especificar seu próprio perfil, com suas regulagens preferidas.

O esportivo é equipado com o dinâmico câmbio automático S tronic de seis velocidades e dupla embreagem. Para garantir o máximo desempenho nas arrancadas, as marchas mais baixas são pouco distanciadas. Ao mesmo tempo, as relações das marchas mais altas reduzem a rotação do motor e, consequentemente, o consumo de combustível. O motorista pode utilizar o câmbio S tronic, realizando trocas suaves e quase imperceptíveis no sistema automático ou mecânico, por meio dos shift paddles junto ao volante.

O sistema Launch Control permite arrancadas radicais, transmitindo a força do motor para a pista com o máximo de intensidade. Outro diferencial é a utilização do modo “efficiency” do Audi drive select nas desacelerações. Ele desacopla as duas embreagens, deixando o carro rolar livremente quando o motorista tira o pé do acelerador. Como em todos os demais veículos da linha, o S3 Sedan conta também com o sistema de recuperação KERS, que transforma a energia cinética em elétrica quando você tira o pé do acelerador, aumentando ainda mais o rendimento do combustível.

O sistema quattro de tração integral permanente garante ao S3 Sedan uma vantagem decisiva relativamente à tração, dinâmica e estabilidade. O centro deste sistema é uma embreagem multidiscos controlada eletronicamente. Compacta e leve, ela distribui a força disponível, enviando a maior parte para as rodas dianteiras – caso elas percam tração, porém, o torque é redirecionado sem interrupção para as rodas de trás.

Estrutura avançada

O chassi do S3 Sedan se harmoniza extremamente bem com o potente motor. O carro responde ao comando do volante precisa e espontaneamente, fazendo qualquer tipo de curva em alta velocidade com pouca movimentação da carroceria. Um fator chave para isso é a distribuição do peso, com 59% na dianteira e 41% sobre as rodas traseiras. A inclinação do motor em 12 graus na direção da traseira e o eixo dianteiro situado bem à frente contribuem nesse sentido. Essas duas soluções fazem parte da Matriz Modular Transversal, arquitetura adotada pela Audi.

A suspensão esportiva torna o S3 Sedan 25 mm mais baixo que o A3 Sedan. A direção progressiva de série deixa a condução ainda mais esportiva. A cremalheira da direção eletromecânica foi projetada de forma que a relação de redução torne-se gradualmente mais direta nas curvas. O resultado é menor esforço ao esterçar em manobras de estacionamento e no tráfego urbano. Já na condução esportiva, a direção é extremamente precisa – a assistência varia conforme a velocidade, assegurando um comportamento excelente em todas as situações de condução.

O S3 Sedan vem de série com rodas de 18 polegadas de diâmetro com cinco raios duplos no design, calçadas com pneus 225/40 R18. A tecnologia de conformação por fluxo permite que elas sejam extremamente leves. O aro é moldado sob alta pressão e alta temperatura, processo que fortalece o material, permitindo usar paredes mais finas.

Os discos de freios dianteiros têm 340 mm de diâmetro e as pinças trazem o logotipo S3. A última geração do sistema de controle de estabilidade ESC intervém, quando necessário, de forma esportiva e sensível.

O destacado dinamismo do S3 Sedan também é fruto de sua construção leve, uma das grandes qualidades da Audi. Aços de ultra e alta resistência são usados em várias áreas da célula de passageiros e o capô do motor é feito de alumínio.

Design diferenciado

O S3 Sedan evidencia sua natureza dinâmica na aparência, dominada pelo design atlético e uma forte identidade visual. O capô liso, as linhas precisamente desenhadas, a firmeza das superfícies curvas e o arco do teto achatado alongam visualmente a carroceria.

O modelo tem 4.469 mm de comprimento, 1.796 mm de largura e 1.392 mm de altura. Graças à generosa distância entre-eixos de 2.631 mm, o interior é bastante espaçoso e confortável.

Detalhes visuais exclusivos reforçam o caráter de alto desempenho do S3 Sedan. A grade Singleframe tem acabamento de alumínio e duas barras horizontais. Uma moldura cromada cerca a grade e os insertos têm acabamento cinza fosco. Barras duplas com aparência de alumínio e grades tipo colmeia cobrem as entradas de ar no para-choque, incrustadas entre bordas fortemente salientes.

Os espelhos externos com capas de alumínio e as faixas das saias atraem o olhar nas laterais do sedã. O para-choque traseiro traz um sutil defletor que cria um detalhe estático no alto da tampa do porta-malas. As lanternas traseiras empregam predominantemente tecnologia LED. O difusor cinza-prateado tem barra dupla com aparência de alumínio e quatro reentrâncias, incorporando também as quatro ponteiras cromadas ovais do sistema de escapamento. Logotipos S3 adornam a traseira e a frente do carro.

Inteiramente negro: o interior

O S3 Sedan tem interior totalmente preto, com insertos de alumínio escovado fosco e controles com acabamento de alumínio brilhante. Como em todos os Audi, a operação dos equipamentos é simples e os materiais do acabamento são de ala qualidade. O compartimento de bagagem comporta 390 litros.

Uma grande atenção aos detalhes mostra a personalidade dinâmica do sedã. Os mostradores dos instrumentos têm acabamento especial “S” cinza escuro metálico, enquanto os números e ponteiros são brancos. O conta-giros apresenta o logotipo S3 tridimensional, juntamente com o mostrador de pressão do turbo. O sistema colorido de informações ao condutor, com cronômetro incluído, é equipamento de série. O monitor retrátil motorizado se eleva para mostrar a tela especial do S3.

Também é equipamento de série o volante esportivo com forração de couro e o distintivo S3. Outros itens específicos dos modelos S são os pedais e apoio de pé de aço inoxidável escovado. As soleiras das portas de alumínio com logotipo S3 redondo complementam o exclusivo e refinado pacote.

Os assentos esportivos dianteiros trazem o logo S3 nos encostos e proporcionam ótimo apoio e segurança nas curvas. As laterais são cobertas de couro Napa Fina e costuras contrastantes criam um toque adicional.

A lista de equipamentos de série do S3 Sedan inclui ainda teto solar panorâmico elétrico Open Sky, ar-condicionado automático de duas zonas, faróis full LED, keyless go, controle de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro e sistema start-stop. Outro item importante é o sistema MMI navigation plus com tela MMI touch. O sistema Bang & Olufsen garante a máxima qualidade de reprodução sonora contando com 13 alto-falantes e um subwoofer que são alimentados por uma unidade de comando (amplificador) de 15 canais, produzindo uma potência total de 705 watts.

Apesar de a carroceria ser semelhante à do A3 Sedan, a versão esportiva é muito fácil de ser identificada por dentro e por fora. Além das características mais agressivas, não tem como não notar também os oito logos S3 que se destacam na grade da frente, na tampa traseira, na soleira das portas dianteiras, no volante, no conta-giros do painel e nos assentos dianteiros.

Motor
2.0 Turbo FSI
Cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3) / Nº válvulas por cilindro : 1.984 / 4
Potência (cv): 280 entre 5.500 – 6.200
Torque (Nm) 380 entre 1.800 – 5.000

Transmissão
Tração quattro®
Câmbio S tronic 6 velocidades

Dimensões
Comprimento (mm) 4.469
Largura (mm) 1.796
Altura (mm) 1.392
Distância entre eixos (mm) 2.631

Performance
Aceleração 0-100 km/h (s) 4,9
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)

 

Informações:
Departamento de Comunicação Audi do Brasil
www.audi-imprensa.com.br

Christian Marxen
Gerente de Comunicação
Telefone: +55-11-3041-2905
[email protected]

Charles Marzanasco
Supervisor de Imprensa Produto
Telefone: +55 11 3041-2840
[email protected]

Imagem Corporativa
www.imagemcorporativa.com.br

Paula Janer
Coordenadora de Comunicação
Telefone: +55 11 3526-4572
[email protected]

Estefânia Basso
Analista sênior de Comunicação
Telefone: +55 11 3526-4521
[email protected]

Thais Villaça
Analista sênior de Comunicação
Telefone: +55 11 3041-2888
[email protected]

O Grupo Audi, com as marcas Audi, Ducati e Lamborghini, é uma das mais bem-sucedidas montadoras de carros e motocicletas do segmento premium. Está presente em mais de 100 mercados globalmente e produz em 16 localidades em 12 países. Na segunda metade de 2016, a Audi dará início à produção do Q5 em San José Chiapa, no México. As subsidiárias de propriedade integral da AUDI AG incluem a quattro GmbH (Neckarsulm), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese, Itália), e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna, Itália), fabricante de motocicletas esportivas. Em 2015, o Grupo Audi entregou aproximadamente 1.8 milhões de automóveis da marca Audi para seus clientes, 3.245 carros esportivos da Lamborghini e cerca de 54.800 motos da Ducati. A empresa reportou receitas de €53.8 bilhões e um lucro operacional de €5.15 bilhões em 2014. Além disso, emprega atualmente aproximadamente 85.000 pessoas no mundo todo, das quais quase 60.000 na Alemanha. A Audi está focada no desenvolvimento de produtos e tecnologias sustentáveis para o futuro da mobilidade.