Home/ Salão do Automóvel 2016/ Elegância esportiva – os novos Audi A5 e S5 Coupé
Salão do Automóvel 2016

8 de novembro de 2016

Elegância esportiva – os novos Audi A5 e S5 Coupé

  • Versão esportiva faz sua estreia na América do Sul
  • Poderosos motores de seis cilindros para maior prazer e eficiência na condução
  • Interior em alta tecnologia com Audi virtual cockpit e Audi connect

 

São Paulo, 8 de novembro de 2016 – A Audi apresenta pela primeira vez na América do Sul o novo S5 Coupé, versão mais “apimentada” do A5. O modelo estará no Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorre entre os dias 10 e 20 de novembro. Tanto o modelo convencional quanto sua variante esportiva começam a ser vendidos no país no primeiro semestre do próximo ano.
A Audi revolucionou sua classe de veículos médios em 2007 com o A5. A fabricante criou uma obra de arte que tomou de assalto os fãs da marca em todo o mundo. Nove anos mais tarde lança a segunda geração com uma aparência mais moderna e alta tecnologia por todos os lados. A nova geração do A5 Coupé é atlética, esportiva e elegante. Seu formato segue fielmente a mais sofisticada aerodinâmica. Sob a carroceria o A5 impressiona com um chassi totalmente novo, motores poderosos e características de entretenimento e assistentes de condução inovadores.
Para transformar essa obra de arte em algo ainda mais bonito, os designers da Audi trabalharam com afinco durante anos. Os resultados impressionam: o novo A5 Coupé mostra uma aparência renovada e afilada. No entanto, continua fiel ao DNA da marca, com seu caráter esportivo e elegante transferido à nova versão. O melhor exemplo é a linha de cintura, atualmente tridimensional e em formato de onda que já caracterizava o modelo anterior. A linha de varredura precisa com protuberâncias sobre os seus arcos enfatiza todas as quatro rodas – uma alusão à tração integral e permanente quattro.
As proporções perfeitamente balanceadas com o longo capô do motor, a distância entre-eixos alongada e os ângulos de entrada e saída curtos sublinham a esportividade do novo A5 Coupé. A grade frontal Singleframe ficou significativamente mais baixa e larga que na versão anterior. As lanternas de LEDs e os faróis de LED ou LED-Matrix, com setas dinâmicas, tornam visível a tecnologia de ponta empregada mesmo após o anoitecer.
Motores
O novo A5 Coupé foi lançado na Alemanha com cinco opções de motores, sendo duas a gasolina e três a diesel, com potências que variam entre 190 cv e 286 cv. Se comparado ao antecessor, os propulsores oferecem desempenho até 17% superior enquanto consomem até 22% menos combustível. Todos os motores combinam alta eficiência com esportividade e funcionamento suave.
Com seu motor 3.0 TFSI recém-desenvolvido, o S5 Coupé encontra-se atualmente em uma categoria própria. O V6 turbo oferece um desempenho altamente eficiente, com características de propulsores esportivos. Com 2.955 cm3, o motor de seis cilindros com compressor produz 354 cv de potência, um aumento de 21 cv em relação à versão anterior.
Trem de rodagem
O novo Audi A5 Coupé é oferecido com um trem de rodagem desenvolvido especificamente para cada versão de motor. A caixa de câmbio manual de seis velocidades e a S tronic de sete são utilizadas com os motores de quatro cilindros assim como com o 3.0 TDI de 218 cv com tração nas rodas dianteiras ou integral. A transmissão automática de oito marchas Tiptronic está reservada para o motor a diesel de 286 hp e para o S5. Ambas as versões trazem ainda o a tração quattro de série. A Audi também oferece como opcional o diferencial traseiro esportivo para uma condução ainda mais dinâmica e precisa.
O novo sistema de tração quattro com tecnologia ultra é oferecido pela primeira vez. Otimizado para proporcionar maior eficiência, o sistema não apresenta diferenças perceptíveis em relação aos integrais e permanentes em termos de tração e às dinâmicas de condução.
Chassi
O chassi totalmente novo, que oferece ao condutor um nível elevado de conforto e um alto grau de agilidade, está entre os pontos fortes do novo A5 Coupé. O modelo tem comportamento sutil, contornando bem as curvas e enfrentando longas viagens em rodovias com a mesma naturalidade. A montadora oferece ainda uma suspensão com controle de amortecedores como opcional. Esse sistema se integra ao Audi drive select, que possibilita ao condutor modificar as características básicas de comportamento do veículo instantaneamente e em múltiplas combinações.
A direção eletromecânica também é um desenvolvimento recente da marca. O dispositivo se adapta à velocidade do carro e garante uma resposta altamente precisa das condições da pista. Opcionalmente há o sistema “dynamics steering”, que varia a relação de transmissão do volante às rodas dependendo da velocidade do veículo e ângulo de giro do volante.
Carroceria
O novo A5 Coupé está significativamente mais eficiente que seu predecessor, graças à redução de peso, assim como a uma sofisticada aerodinâmica. Os engenheiros reduziram o peso em ordem de marcha em até 60 kg. A carroceria é a mais leve entre os concorrentes graças a uma inteligente mistura de materiais e desenho leve. Com um coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0.25, o A5 Coupé também lidera o segmento em termos de aerodinâmica.
Interior
O interior se beneficia do aumento dimensional e da maior distancia entre-eixos. O espaço para o condutor e os passageiros ficou mais generoso. A arquitetura horizontal do painel de instrumentos e o desenho contínuo de suas saídas de ar criam uma sensação mais ampla de espaço. Como característica típica da Audi, a qualidade do acabamento interno é bastante elevado. Materiais sofisticados em uma grande variedade de cores e tons tornam o ambiente agradável e reforçam o caráter premium do modelo. O pacote de iluminação opcional destaca o interior com uma escolha de 30 tonalidades ajustáveis. O novo A5 Coupé também redefine a referência de sua classe em termos de acústica.
O porta-malas oferece um volume de 465 litros, 10 litros a mais em relação à geração anterior. O encosto do banco traseiro é dividido na proporção 40:20:40 e pode ser facilmente rebatido por meio de alavancas no interior do compartimento de bagagem. O cupê de duas portas poderá ser equipado também, opcionalmente, com um sistema de abertura por reconhecimento de movimento, a partir da ação com um dos pés. O gancho de reboque, liberado eletricamente ao toque de um interruptor, também é opcional.
Mostradores e controles
O A5 Coupé é oferecido com o Audi virtual cockpit, um mostrador de 12,3 polegadas em TFT (tecnologia de filme transistorizado) com uma resolução de 1.440 x 540 pixels. Junto ao MMI navigation plus, que inclui uma tela de 8,3 polegadas no console central, a unidade central de informação é formada. O ponto focal do terminal MMI é o botão seletor. Sua superfície é sensível ao toque, o que possibilita a escrita e a escolha das funções, permitindo incluir caracteres ou comandar ações a partir de gestos com múltiplos dedos, como aumentar ou diminuir os mapas de navegação. Toda a lógica de operação do MMI é similar a de um smartphone, incluindo a função de procura inteligente de texto (conforme se inicia a escrita, palavras formadas com as letras já disponíveis são apresentadas no monitor do aparelho). O novo sistema de comando por voz, mais natural, consegue reconhecer frases formadas pela linguagem do dia a dia.
Infotainment e Audi connect
Clientes que optarem pelo MMI navigation plus receberão automaticamente o módulo Audi connect e o novo cartão Audi connect SIM, um cartão SIM permanentemente instalado no veículo. O novo A5 Coupé utiliza o equipamento para se conectar a internet.
Independentemente dos serviços integrados Audi connect, o usuário pode adquirir pacotes de dados opcionais para utilização individual da internet a partir do hotspot wi-fi. Isso permite a todos os passageiros navegar na web e receber ou enviar e-mails de até oito aparelhos móveis.
O A5 também pode ser equipado opcionalmente com o pacote Audi connect safety & servisse, que inclui funções como chamado emergencial automático em um eventual acidente, assistência online em tempo real e solicitação de reparos.
Com o Audi smartphone interface, é possível trazer o ambiente de utilização do smartphone para dentro do veículo a partir dos aplicativos Apple Car Play ou Android Auto. O phone box Audi com carregamento remoto, instalável opcionalmente dentro do apoio de braço central, utiliza sistema de acoplamento de curta distância para conectar seu smartphone, sem a necessidade de cabos, às antenas receptoras do veículo, e permite a carga indutiva de acordo com os padrões Qi. Para os fãs de som de alta qualidade há ainda a opção do sistema Bang & Olufsen com seu inovador sistema de distribuição sonora em 3D.
Sistemas de auxílio ao condutor
Uma combinação inteligente de diferentes tecnologias enaltece a segurança, conforto e eficiência do novo A5 Coupé. Ao mesmo tempo em que a Audi está dando o próximo passo para uma condução autônomo, sua ampla oferta de inovadores sistemas auxiliares à condução define os padrões no seu segmento. Comparado ao modelo anterior, praticamente todos os sistemas são novos ou foram extensivamente atualizados.
O assistente preditivo de eficiência ajuda o condutor a economizar combustível, o audi active lane assist (assistente ativo de manutenção de faixa de rolamento) ajuda a manter o veículo em sua faixa de rodagem, e o Stop & Go adaptive cruise control (controle de velocidade adaptativo com parada e reinício de movimento), que inclui o traffic jam assist (assistente de condução em tráfego congestionado) oferece alívio ao motorista no trânsito urbano lento. Características de segurança novas e importantes incluem o park assist (assistente de estacionamento), cross traffic assist rear (assistente traseiro de identificação de tráfego cruzado), exit warning (aviso de objetos em movimento em direção ao veículo ao abrir as portas), collision avoidance assist (assistente para evitar colisões) e turn assist (assistente para manobras de cruzamento de vias) assim como os sistemas Audi pre sense (previsão e preparação para diminuir efeitos de prováveis acidentes detectados). Reconhecimento de sinais de trânsito por câmeras de alta resolução complementam as informações necessárias ao sistema.
A lista de equipamentos de série é ainda generosa, incluindo faróis de Xênon com luzes de condução diurna e lanternas de LEDs, rádio Audi MMI plus com monitor colorido de 7 polegadas, Bluetooth e funções de carregamento USB, volante multifuncional de três raios (incluindo borboletas para a troca de marchas nos modelos equipados com transmissão automática), sistema de condução dinâmico Audi drive select e Audi pre sense city (frenagem total autônoma a até 30 km/h para evitar acidentes em áreas urbanas).
Novas linhas de acabamentos permitem numerosas oportunidades de individualização tanto para o interior como para o exterior. Paralelamente ao modelo básico, serão oferecidas também as linhas sport e design. O pacote esportivo S line e a seleção Audi design estão disponíveis para personalizações sofisticadas, particularmente do interior.
O S5 Coupé
O novo S5 Coupé combina elegância dramática ao desempenho de um veículo esportivo. Seu motor V6 turbo recém-desenvolvido desenvolve 354 cv, fazendo o modelo chegar aos 100 km/k em 4,7 segundos. O desenho externo mais agressivo do modelo S e os detalhes interiores característicos da versão reforçam o caráter dinâmico do cupê esportivo de duas portas.