Home/ Salão do Automóvel 2016/ Desempenho superior: os novos Audi RS 6 Avant e RS 7 Sportback performance
Salão do Automóvel 2016

8 de novembro de 2016

Desempenho superior: os novos Audi RS 6 Avant e RS 7 Sportback performance

 

  • 0 TFSI agora oferece 605 cv de potência e até 750 Nm de torque
  • Desempenho de superesportivos: de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e velocidade máxima de 305 km/h
  • Carros chegam nas concessionárias da marca em dezembro

São Paulo, 8 de novembro de 2016 – Desempenho aumentado e eficiência impressionante – os novos Audi RS 6 Avant performance e RS 7 Sportback performance encabeçam suas respectivas linhas de modelos. Seus motores 4.0 TFSI com 605 cv e até 750 Nm de torque com overboost levam a aceleração a níveis normalmente reservados a superesportivos. Os dois veículos estreiam no Brasil como grandes atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, realizado entre 10 e 20 de novembro, e estarão disponíveis nas concessionárias no próximo mês.

Motor

Os novos modelos da linha RS performance são equipados com a versão mais potente do motor 4.0 V8 biturbo de alta rotação com deslocamento de 3.993 centímetros cúbicos. A potência foi aumentada em 45 cv, atingindo agora 605 cv, que estão disponíveis entre 6.100 e 6.800 rpm. A rotação máxima também foi elevada em 200 rpm. Um torque constante de 700 Nm é disponibilizado entre 1.750 e 6.000 rpm. Um dos destaques particulares deste motor é a função overboost, que permite ao condutor aumentar o torque temporariamente para 750 Nm entre 2.500 e 5.500 rpm. O overboost é acionado automaticamente na aceleração total quando o motor e a transmissão estiverem no modo dynamic do Audi drive select. O indicador de pressão de sobrealimentação no RS muda para vermelho quando a função está ativada.

O caráter de alta tecnologia do 4.0 TFSI se manifesta em numerosos detalhes, como nas turbinas “twin-scroll” (de duplo caracol – duas entradas separadas de gases de escape no lado quente da turbina), responsáveis pelo desdobramento de torque rápido e imediato, o inovador sistema de gerenciamento térmico do sistema de arrefecimento, assim como a arquitetura dos cabeçotes dos cilindros. A admissão de ar se encontra do lado externo e a saída de gases de escapamento no lado interno. As turbinas e os “intercoolers” (resfriadores intermediários) estão posicionados no centro do “V”. Esta disposição resulta em um curto percurso do fluxo de gases com mínimas perdas e uma resposta mais espontânea.

O desempenho dos novos RS 6 Avant e RS 7 Sportback performance fala por si: os dois modelos aceleram como superesportivos, chegando aos 100 km/h em somente 3,7 segundos – uma melhora de 0,2 segundo em relação aos modelos RS básicos.

Chassi

O eixo dianteiro tem uma arquitetura com cinco braços de alumínio por roda, capazes de lidar com esforços longitudinais e transversais separadamente. Os braços trapezoidais com controle direcional feitos de alumínio são aplicados no eixo traseiro. Dois coxins amortecidos hidraulicamente prendem o subchassi de aço ao monobloco. Assim como no eixo dianteiro, os cubos das rodas e juntas esféricas são de alumínio, com barra estabilizadora tubular.

Os modelos recebem a suspensão esportiva RS plus, mais firme, com Dynamic Ride Control (DRC), que utiliza molas de aço e amortecedores ajustáveis em três níveis, ligados uns aos outros por meio de linhas hidráulicas e uma válvula central. Outra opção que pode ser integrada ao sistema Audi drive select é a direção dinâmica (dynamic steering), que conta com uma variação contínua da relação de esterçamento das rodas de acordo com a velocidade do veículo.

Utilizando as funções do Audi drive select, o condutor pode variar o comportamento dos principais sistemas do veículo, incluindo direção, motor, câmbio e o diferencial esportivo opcional, entre os modos comfort, auto, dynamic e individual.

Os novos modelos RS performance são equipados de série com rodas de alumínio fundido de 21 polegadas de diâmetro. Com design diferente, ambas têm desenho com cinco braços na cor titânio fosco com detalhes de acabamento polido.

Os discos de freio são feitos de cerâmica de fibras de carbono, que reduzem o peso do sistema em 10 quilos. O controle de estabilidade (ESC) conta com um modo “Sport” e pode ser totalmente desligado caso seja necessário.

Aparência externa

Diversos detalhes de estilo reforçam a posição proeminente dos dois modelos de alto desempenho, incluindo para-choques esportivos com largas entradas de ar à frente e o difusor fortemente perfilado aplicado na traseira, a grade preta brilhante do tipo colmeia, típica dos modelos RS, e os imponentes estribos laterais. Os RS performance trazem ainda peças com acabamento de titânio fosco, incluindo aro externo da grade dianteira Singleframe, spoiler dianteiro, abas aerodinâmicas laterais nas entradas de ar, acabamentos nas janelas, capas dos espelhos retrovisores externos e borda superior do difusor traseiro. As longarinas do teto do RS 6 Avant performance também possuem acabamento titânio fosco. Como opção exclusiva para os modelos da linha RS performance, a Audi oferece ainda pintura na cor metálica azul Ascari.

Interior e equipamentos

Os RS 6 Avant performance e RS 7 Sportback performance são equipados de série com bancos esportivos RS e apoio de cabeça integrado. Como opcional no pacote Design RS, a Audi oferece bancos, apoio de braços, console central revestidos de couro Alcântara com costuras contrastantes na cor azul, além de apliques de fibra de carbono com detalhes também azuis.

O painel de instrumentos tem fundo preto, mostradores brancos e ponteiros na cor vermelha. Logotipos RS estão presentes nas chaves, no volante esportivo multifuncional de três raios revestido com couro, nos estribos das portas, no tacômetro, no grande mostrador do sistema de informações para o condutor e no monitor eletricamente retrátil do sistema MMI navigation plus. Quando o overboost está atuando, o módulo de informação para o condutor muda da cor branca para a vermelha.

O novo RS 6 Avant performance oferece entre 565 e 1.680 litros de capacidade de carga, enquanto o RS 7 Sportback performance, entre 535 e 1.390 litros. Os dois trazem abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas.

Ambos incluem uma generosa lista de equipamentos de série, como ar-condicionado automático de quatro zonas, bancos dianteiros esportivos de couro Valcona com aquecimento e ajustes elétricos (com memória para o do motorista), head-up display, espelho retrovisor interno antiofuscante automático, recepção de TV, volante multifuncional esportivo com base aplainada com revestimento de couro e ajuste elétrico, função Autohold, alarme antifurto, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, sistema de escapamento esportivo, direção eletromecânica dinâmica, diferencial esportivo traseiro, ESC (controle eletrônico de estabilidade), faróis full LED com ajuste automático de altura, sistema de visão noturna Night Vision, controle de pressão dos pneus, keyless-go, sistema start-stop, som Bang & Olufsen e rádio MMI Plus com sistema de navegação, MMI touch, Audi connect, Bluetooth e smartphone interface.

Entre as diferenças dos modelos, o RS 6 Avant performance traz ACC com Stop&Go (controle adaptativo de velocidade de cruzeiro com função de parada e reinício de movimento acompanhando o veículo a frente), teto solar panorâmico, rack de teto e spoiler dienteiro. Já o RS 7 Sportback performance é equipado com DVD player e teto solar elétrico.

As opções de pintura externa são Cinza Nardo, Prata Florete, Branco Geleira, Preto Mito, Cinza Daytona, Vermelho Misano, Azul Sepang, Preto Pantera, Prata Prisma e Azul Ascari. Entre as cores disponíveis para o interior estão preto, cinza, preto com costura cinza ou preto com costura azul, que faz parte do pacote opcional Design RS.

 

Informações: 

Departamento de Comunicação Audi do Brasil

www.audi-imprensa.com.br

 

Christian Marxen

Gerente de Comunicação

Telefone: +55-11-3041-2905

[email protected]

  

Charles Marzanasco

Supervisor de Imprensa Produto

Telefone: +55 11 3041-2840

[email protected]

 

Imagem Corporativa

www.imagemcorporativa.com.br

 

Paula Janer

Coordenadora de Comunicação

Telefone: +55 11 3526 – 4572

[email protected]

 

Estefânia Basso

Analista sênior de Comunicação

Telefone: +55 11 3526-4521

[email protected]

 

Thais Villaça

Analista sênior de Comunicação

Telefone: +55 11 3041-2888

[email protected]

 

O Grupo Audi, com as marcas Audi, Ducati e Lamborghini, é uma das mais bem-sucedidas montadoras de carros e motocicletas do segmento premium. Está presente em mais de 100 mercados globalmente e produz em 16 localidades em 12 países. Na segunda metade de 2016, a Audi dará início à produção do Q5 em San José Chiapa, no México. As subsidiárias de propriedade integral da AUDI AG incluem a quattro GmbH (Neckarsulm), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese, Itália), e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna, Itália), fabricante de motocicletas esportivas. Em 2015, o Grupo Audi entregou aproximadamente 1.8 milhões de automóveis da marca Audi para seus clientes, 3.245 carros esportivos da Lamborghini e cerca de 54.800 motos da Ducati. A empresa reportou receitas de €53.8 bilhões e um lucro operacional de €5.15 bilhões em 2014. Além disso, emprega atualmente aproximadamente 85.000 pessoas no mundo todo, das quais quase 60.000 na Alemanha. A Audi está focada no desenvolvimento de produtos e tecnologias sustentáveis para o futuro da mobilidade.