Home/ Salão do Automóvel 2016/ Audi AG apoia grupo de cientistas alemães em missão à Lua
Salão do Automóvel 2016

8 de novembro de 2016

Audi AG apoia grupo de cientistas alemães em missão à Lua

  • Audi Lunar quattro será apresentado no Salão do Automóvel
  • Sonda será lançada no espaço em 2017 e esta é primeira e única apresentação no Brasil
  • “É uma satisfação para a nossa empresa dar suporte a projetos inovadores que podem trazer grandes descobertas para a humanidade”, afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil

São Paulo, 8 de novembro de 2016 – A tecnologia é um dos principais pilares da Audi e estará fortemente presente no Salão do Automóvel. Surpreende-se quem pensa que a montadora irá apresentar somente os últimos lançamentos em automóveis. Desta vez, a Audi vai à lua.

 

Desafiados pelo concurso Google Lunar XPRIZE, um time de suporte técnico da Audi AG desenvolveu, em parceria com a Part-Time Scientists, o Audi Lunar Quattro. Esta é a única equipe alemã a participar do concurso que inspira engenheiros no desenvolvimento de métodos de baixo custo para exploração espacial utilizando a robótica.

 

O veículo lunar deverá ser lançado no espaço em 2017 a bordo de um foguete e viajará mais de 380 mil quilômetros para chegar à Lua. A viagem levará cerca de cinco dias. A área de aterrisagem escolhida ficará ao norte do equador lunar, próxima do local de pouso da Apollo 17 em 1972, a última missão tripulada da NASA à Lua. As temperaturas ali flutuam em até 300o C.

 

Como parceira cooperante, a Audi está apoiando a equipe com sua expertise na construção de componentes leves e e-mobility, com a tração integral quattro e a condução pilotada. A montadora também está fornecendo ampla assistência para os testes, ensaios e garantia de qualidade. Além disso, o estúdio de design conceitual Audi Concept Design Studio, baseado em Munique, está revisando a sonda para assegurar as condições ideais para a construção de componentes leves. “É uma satisfação para a Audi dar suporte a projetos inovadores que podem trazer grandes descobertas para a humanidade”, afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.

 

Participantes do evento poderão conhecer a sonda, de forma inédita, no estande da Audi. Esta será a única apresentação no Brasil antes da viagem ao espaço.

 

Sobre o prêmio

 

O prêmio Google Lunar XPRIZE, iniciado com mais de 25 equipes, está atualmente na sua rodada final. Os participantes do concurso, além da equipe Part-Time Scientists, incluem 15 equipes do mundo todo, entre eles Brasil, Canadá, Chile, Hungria, Japão, Israel, Itália, Malásia e Estados Unidos.
A equipe Part-Time Scientists foi fundada no final de 2008 por Robert Böhme, que trabalha como consultor de TI em Berlim. A maioria dos aproximadamente 35 atuais engenheiros da equipe vem da Alemanha e da Áustria. Especialistas de três continentes apoiam a equipe, incluindo um ex-funcionário da agência espacial norte-americana NASA, Jack Crenshaw, da Flórida. Assim como a Audi, diversas instituições de pesquisa e empresas de alta tecnologia patrocinam o grupo, como a NVIDIA, a Universidade Técnica de Berlim, o Fórum Espacial Austríaco (OeWF) e o Centro Aeroespacial Alemão (DLR).
 

Informações: 

Departamento de Comunicação Audi do Brasil

www.audi-imprensa.com.br

Christian Marxen

Gerente de Comunicação

Telefone: +55-11-3041-2905

[email protected]

  

Charles Marzanasco

Supervisor de Imprensa Produto

Telefone: +55 11 3041-2840

[email protected]

 

Imagem Corporativa

www.imagemcorporativa.com.br

 

Paula Janer

Coordenadora de Comunicação

Telefone: +55 11 3526-4572

[email protected]

 

Estefânia Basso

Analista sênior de Comunicação

Telefone: +55 11 3526-4521

[email protected]

 

Thais Villaça

Analista sênior de Comunicação

Telefone: +55 11 3041-2888

[email protected]

 

O Grupo Audi, com as marcas Audi, Ducati e Lamborghini, é uma das mais bem-sucedidas montadoras de carros e motocicletas do segmento premium. Está presente em mais de 100 mercados globalmente e produz em 16 localidades em 12 países. Na segunda metade de 2016, a Audi dará início à produção do Q5 em San José Chiapa, no México. As subsidiárias de propriedade integral da AUDI AG incluem a quattro GmbH (Neckarsulm), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese, Itália), e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna, Itália), fabricante de motocicletas esportivas. Em 2015, o Grupo Audi entregou aproximadamente 1.8 milhões de automóveis da marca Audi para seus clientes, 3.245 carros esportivos da Lamborghini e cerca de 54.800 motos da Ducati. A empresa reportou receitas de €53.8 bilhões e um lucro operacional de €5.15 bilhões em 2014. Além disso, emprega atualmente aproximadamente 85.000 pessoas no mundo todo, das quais quase 60.000 na Alemanha. A Audi está focada no desenvolvimento de produtos e tecnologias sustentáveis para o futuro da mobilidade