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Salão do Automóvel 2016

8 de novembro de 2016

Audi A6 no Salão do Automóvel de São Paulo

  • Versões renovadas do modelo trazem inúmeras novidades entre motores, mudanças de design e conectividade
  • Carro está mais potente, eficiente e sofisticado do que nunca
  • Versão exposta no evento é equipada com motor V6 3.0 TFSI de 333 cv

 

São Paulo, 8 de novembro de 2016 – A Audi mostra no Salão do Automóvel de São Paulo um dos sedãs mais luxuosos de sua linha: o A6, em versão Ambition equipada com motor V6 3.0 TFSI de 333 cv de potência. Um dos carros de maior sucesso em todo o mundo no segmento dos automóveis premium de grande porte, o modelo oferece excelente desempenho e conforto de sobra para motorista e passageiros.

O A6 é um sedã executivo voltado a compradores que, mais do que o status proporcionado por esse tipo de veículo, objetivam o máximo conforto e prazer para quem dirige. A avançada construção com peso reduzido, elevada rigidez de carroceria e suspensão e freios eficientes, unidos ao conjunto formado por motor e câmbio, proporcionam aos compradores do sedã uma extraordinária experiência de condução, tanto no uso diário como em viagens e situações de alta solicitação dinâmica.
Carroceria

O A6 é um carro imponente, com 4.933 mm de comprimento, distância entre-eixos de 2.912 mm, largura de 1.874 mm e altura total de 1.455 mm. A carroceria do sedã contém aproximadamente 20% de alumínio, material também usado na estrutura transversal do compartimento do motor e nos elementos transversais atrás dos para-choques dianteiro e traseiro. Os suportes da estrutura dianteira são de alumínio fundido. Em comparação com componentes de chapa de aço soldadas, as mudanças correspondem a uma redução no peso de mais de 10 kg. O subchassi integral atrás do painel de instrumentos, a plataforma sob o vidro traseiro, a estrutura transversal do porta-malas, os para-lamas dianteiros, portas, capô e tampa do porta-malas são todos feitos de chapa de alumínio.

O conceito de construção leve permitiu uma redução de peso de aproximadamente 15% se comparada à fabricação convencional, totalmente de aço. Para chegar a esse resultado, a carroceria do A6 também incorpora diversas peças de aço moldado a quente, que combinam extrema resistência e baixo peso. Elas são usadas na transição da parte dianteira do carro para a célula de passageiros, nas colunas A (dianteiras) e no arco do teto, no túnel central, soleiras laterais e colunas B (centrais), na transição entre as soleiras laterais e a seção posterior do carro e no painel do assoalho. Em vários pontos, a Audi utiliza painéis com espessura variável na mesma peça.

Além da economia no peso, há outras vantagens resultantes da fabricação de carrocerias com qualidade diferenciada: os altos índices de resistência à torção, criando uma base que leva a uma condução altamente precisa e silêncio no interior da cabine. Elementos hidráulicos reduzem as vibrações das suspensões, subchassi traseiro e motor.  Vidros acústicos nas áreas frontal e laterais da célula de ocupantes é equipamento de série e as portas têm três faixas de isolamento.

O sedã também impressiona pela aerodinâmica, com coeficiente de arrasto (Cx) de 0,26. A parte inferior revestida conduz o ar de forma controlada e, no interior do compartimento do motor, o ar também flui com um mínimo de perda de eficiência aerodinâmica. Numerosos detalhes, tais como o formato dos espelhos externos, proporcionam um excelente comportamento aeroacústico.  A carroceria também tem alto desempenho no que diz respeito à segurança passiva, tanto no caso de colisões com outros veículos quanto à proteção aos pedestres em caso de atropelamentos. Na cabine, o sistema adaptativo de retenção da Audi oferece alta proteção aos ocupantes.
Design externo

Elegante, potente e esportivamente avançado, o A6 é envolto por formas impactantes. As proporções são equilibradas; linhas precisas emolduram superfícies tensas e a baixa linha do teto se inclina rapidamente na direção da traseira. A linha de ombros dá à carroceria um aspecto robusto e as saias laterais, com contornos fortes, tendem ligeiramente para o alto, trazendo mais dinamismo. As caixas de rodas grandes e bem definidas reforçam o aspecto muscular do carro; os frisos sobre as janelas laterais são pretos com alto brilho.

Na dianteira, a moldura da grade dianteira é larga, com os seis cantos evidentes e um elegante acabamento cromado. As tomadas de ar laterais são interconectadas e emolduradas por um elemento também cromado. Fendas laterais estruturam seu interior e bordas pronunciadas destacam a parte superior.

Os faróis também apresentam um design avançado. Na versão Ambition 3.0 TFSI, utilizam tecnologia LED, que oferecem maior eficiência na iluminação, maior vida útil e menor custo de manutenção.

Na traseira esculturada, as lanternas de LEDs com indicação de direção dinâmica são estreitas e a borda da tampa do porta-malas traz um friso de alumínio. O inserto do difusor acomoda as novas ponteiras do escapamento, cujo formato trapezoidal reforça a largura aparente do carro.
Motor V6 3.0 TFSI

 

O motor 3.0 TFSI desenvolve 333 cv e tem torque de 440 Nm entre 2.900 e 5.300 rpm. O V6 de 2.995 cm³ utiliza um compressor mecânico posicionado no interior do V entre as duas bancadas de cilindros para comprimir o ar na admissão. Uma embreagem eletromagnética desativa o compressor em situações de baixa e média solicitação e rotação do motor. Dupla injeção, comandos de válvulas de admissão e escapamento reguláveis e várias providências para reduzir o atrito interno são uma demonstração da tecnologia de eficiência da Audi.

O câmbio S tronic de sete marchas é equipamento de série tanto na versão 3.0 como na equipada com o 2.0 TFSI de 252 cv e 370 Nm de torque, outra opção oferecida no mercado brasilieiro. Suas duas embreagens multidiscos operam duas subtransmissões independentes, similares em sua concepção a transmissões manuais. Elas atuam todo o tempo, mas apenas uma é conectada ao motor de cada vez.

 

As marchas são trocadas pela intercalação das embreagens. Essa operação leva apenas alguns centésimos de segundo e a troca acontece sem interrupção perceptível da força propulsora.  No modo “efficiency” (eficiência) do sistema Audi drive select, que permite ainda escolher entre outros modos de condução como comfort (conforto), auto (automático), dynamic (dinâmico) e individual (no qual o motorista ajusta características de motor, transmissão, direção, entre outros sistemas, conforme sua preferência), a caixa S tronic ativa a função “roda livre” assim que o motorista tira o pé do acelerador, deixando o carro rolar sem interferência do motor.

Chassi

Com seu chassi sofisticado, o A6 combina seu elevado talento atlético a um nível de conforto verdadeiramente luxuoso, possibilitando tanto uma tocada dinâmica como a mais comportada rodagem em viagens. O eixo dianteiro traz cinco braços por roda, que podem administrar separadamente as forças longitudinais e transversais. Um subchassi integral feito de aço de alta resistência é a espinha dorsal da suspensão, que tem bitola de 1.627 milímetros na dianteira.

A Audi utiliza no eixo traseiro uma construção com braços trapezoidais com bitola controlada, cuja largura total é de 1.618 mm. Os braços também são feitos de alumínio. Duas juntas com amortecimento hidráulico unem a subestrutura de aço à carroceria. Como ocorre no eixo dianteiro, os cubos de rodas e juntas pivotais são feitos de alumínio e as barras estabilizadoras são ocas. A eficiente direção eletromecânica tem uma redução de 16,1:1. A assistência depende da velocidade momentânea do carro.

O sistema Audi drive select, que permite ao motorista alterar as configurações de motor, transmissão automática, direção e outros sistemas por meio dos modos comfort, auto, dynamic, efficiency e individual é equipamento de série no A6.

Dessa forma, o condutor pode ajustar as características desses sistemas por meio de um botão no console central a qualquer momento, adaptando-as às suas preferências pessoais. O carro então altera suas propriedades para uma condução intensamente esportiva, mais voltada para a economia de combustível ou para o conforto extremo, por exemplo.

O A6 Ambition tem rodas de 19 polegadas de diâmetro e os pneus foram otimizados quanto à resistência à rolagem sem comprometer seu desempenho.

Construção leve: novos freios para motores mais potentes

Em todas as versões, os freios dianteiros têm discos ventilados internamente e garantem ampla potência de frenagem. As duas versões são equipadas na dianteira com pinças fixas de alumínio que são três quilos mais leves que as de conjuntos anteriores. O freio de estacionamento eletromecânico está integrado aos freios traseiros e traz a função Auto Hold, que impede o deslocamento acidental do veículo em paradas, permitindo que o motorista retire o pé do pedal de freio sem que as rodas sejam liberadas. O sistema solta o freio assim que o acelerador é pressionado.

No modo sport, o sistema de controle de estabilidade (ESC) reduz significativamente a intervenção no motor e, de certa forma, minimiza a intervenção dos freios. A vetorização de torque – uma subfunção do ESC – melhora a dirigibilidade em curvas rápidas freando ligeiramente a roda interna dianteira que está submetida a uma carga reduzida. Desta forma, o carro tende naturalmente a seguir a trajetória desejada pelo condutor.

As duas opções trazem ainda o sistema de partida sem chave keyless go, que trava e destrava as portas por meio de um sensor presencial sem precisar que o motorista tire a chave do bolso.

A versão Ambition também conta com sistema de controle da velocidade de cruzeiro adaptativo (piloto automático), que mantém distância constante do veículo que trafega à frente graças a um radar que ajusta a velocidade. Ambos os dados são programados pelo motorista no sistema, diminuindo o risco de acidentes.

Interior

O interior do A6 é bastante espaçoso graças à grande distância entre-eixos, de 2.912 mm. Portas largas e altas proporcionam acesso confortável para todos os ocupantes. Retentores de ação contínua mantêm a posição das portas quando abertas. Mesmo para passageiros com altura elevada, o compartimento traseiro é confortável. As duas versões contam com teto solar com acionamento elétrico.

Os controles do sedã são claros e simples de utilizar e os instrumentos têm fácil leitura. O sistema de informações ao motorista, entre o velocímetro e o conta-giros, conta com uma tela colorida de sete polegadas e concentra todas as informações e regulagens mais importantes em um único lugar. Entre as funções está o programa de eficiência, que traz sugestões para uma condução mais econômica.

O A6 com motor 3.0 TFSI conta ainda com head-up display, dispositivo que projeta informações no para-brisa como dados de navegação, velocidade, controle de cruzeiro adaptativo e mensagens de advertência, no nível dos olhos do motorista, evitando que seja necessário desviar a atenção do caminho. As duas versões trazem câmera de ré e sensores de estacionamento de série. O sistema de informações ao motorista é operado pelo volante esportivo multifuncional.

As elegantes e suaves linhas esportivas do exterior foram trazidas também para a parte interna. O grande inserto envolvente corre em um arco sob o para-brisa e termina nas portas dianteiras. O painel rebaixado e aparentemente flutuante completa o conceito com uma elegante elevação. O console central largo e assimétrico reforça a orientação dos instrumentos para o motorista. Equipamentos como teto solar elétrico, espelhos retrovisores externos elétricos, rebatíveis, antiofuscantes e com ajuste de memória, bancos dianteiros elétricos (com memória para o assento do motorista) e seis airbags são de série nas duas versões.

Acabamento

Os materiais internos foram selecionados e manufaturados com o maior cuidado possível. Elementos como as entradas de ar ou os botões da unidade de controle MMI brilham sob um fino acabamento com aparência de alumínio. A alavanca seletora e o logotipo quattro na tampa do porta-luvas também foram redesenhados. O pacote de iluminação e o sistema de luzes ambiente com seus LEDs e guias luminosas acentuam o interior na escuridão.

 

Há quatro opções de cores internas de série: preto, bege, marrom e cinza. A versão Ambition recebe bancos com revestimento de couro Milano. Detalhes de acabamento cromados e insertos nas portas, no painel de instrumentos e no console central arrematam com sofisticação a cabine. Bastante espaçoso, o porta-malas oferece 530 litros de capacidade.

As cores externas são Branco Ibis, Preto Brilhante, Prata Florete, Branco Geleira, Azul Aviador, Preto Havana, Cinza Oolong, Preto Mito, Cinza Dakota, Cinza Tornado e Azul Luar.

Informação e entretenimento
O sistema de infotainment do A6 é formado pelo MMI Plus com sistema de navegação, que traz mapas em 3D, disco rígido de 20 Gigabytes para o armazenamento de músicas nos formatos WMA e MP3, Bluetooth, comandos por voz e entrada USB. O monitor do MMI emerge automaticamente do painel de instrumentos quando o dispositivo é ligado. Um dos pontos altos é o sistema de som altamente eficiente da Bose, com 14 alto-falantes, speaker central e subwoofer, totalizando 472 watts de potência. Há ainda DVD player.
Outro destaque é o MMI touch, que permite ao motorista escrever letras ou números na tela com o dedo para dar entrada ao destino desejado no navegador ou para encontrar um número de telefone, por exemplo. O sistema fornece um feedback acústico a cada caractere inserido para que o motorista não precise tirar os olhos do caminho. É preciso apenas entrar com algumas letras para que um destino completo seja sugerido, de forma semelhante ao que ocorre em uma busca no Google.

Paralelamente, o sistema MMI Navigation Plus também pode ser controlado de forma tradicional por meio do terminal MMI e do volante multifuncional. Além disso, também é possível usar o controle por voz para inserir endereços e números de telefone. Além do mapa mostrado no monitor, uma segunda versão é apresentada no campo de visão direto do motorista no display colorido de sete polegadas colocado entre o velocímetro e o conta-giros.

 

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O Grupo Audi, com as marcas Audi, Ducati e Lamborghini, é uma das mais bem-sucedidas montadoras de carros e motocicletas do segmento premium. Está presente em mais de 100 mercados globalmente e produz em 16 localidades em 12 países. Na segunda metade de 2016, a Audi dará início à produção do Q5 em San José Chiapa, no México. As subsidiárias de propriedade integral da AUDI AG incluem a quattro GmbH (Neckarsulm), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese, Itália), e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna, Itália), fabricante de motocicletas esportivas. Em 2015, o Grupo Audi entregou aproximadamente 1.8 milhões de automóveis da marca Audi para seus clientes, 3.245 carros esportivos da Lamborghini e cerca de 54.800 motos da Ducati. A empresa reportou receitas de €53.8 bilhões e um lucro operacional de €5.15 bilhões em 2014. Além disso, emprega atualmente aproximadamente 85.000 pessoas no mundo todo, das quais quase 60.000 na Alemanha. A Audi está focada no desenvolvimento de produtos e tecnologias sustentáveis para o futuro da mobilidade.